PUBLICIDADE

Extração do siso: quais os cuidados pós-operatórios?

Siga as instruções do cirurgião, compareça às consultas de acompanhamento e confie na instrução do dentista

2 fev 2023 - 10h00
(atualizado em 3/2/2023 às 11h08)
Compartilhar
Foto: Pexels

Ter o dente do siso (terceiro molar) extraído tornou- se um rito de passagem no mundo de hoje. Se você estiver se preparando para extrair o terceiro molar, a recuperação é algo que deve ser cuidadosamente planejada junto do seu profissional.

É importante lembrar que a extração do dente do siso é uma cirurgia, muitas vezes exigindo anestesia local ou até geral. Inchaço na face e pescoço são reações esperadas, assim como hematomas. Bolsas de gelo e analgésicos prescritos pelo dentista ou cirurgião bucomaxilofacial ajudarão, e é fundamental tirar todas as dúvidas com o profissional antes e depois do procedimento.

Durante a recuperação da cirurgia é importante manter uma dieta leve, líquida, até que a incisão comece a cicatrizar. Comidas frias ou em temperatura ambiente, são as mais indicadas.  Uma opção boa pode ser o purê de batata, por exemplo, mas o ideal é conversar sempre com o seu dentista para entender como prosseguir a alimentação nesses primeiros dias de recuperação.

Por outro lado, comidas quentes não são recomendadas, porque podem remover o coágulo da cavidade e causar infecções. Se você está bebendo shakes e líquidos, assegure-se de beber direto do copo, porque canudos não podem ser usados no pós-operatório até que liberados pelo cirurgião. Fumar também é proibido.

À medida que você se cura da extração do dente do siso, equilibrar a saúde bucal é prioridade. Siga as instruções do cirurgião, compareça às consultas de acompanhamento. Enxaguar a àrea operada após cada refeição pode ser uma das indicações.

Confira algumas dicas do que incluir em seu cardápio para uma recuperação tranquila:

SORVETE: Não, você não leu errado! Devido a sua temperatura congelante, a deliciosa sobremesa é a opção perfeita para aliviar o inchaço e a dor após a extração.

LÍQUIDOS: Algumas pessoas têm dificuldades para abrir a boca no início do pós-operatório, por isso fica um pouco difícil ingerir alimentos sólidos. Se esse for o seu caso, opte por sucos e vitaminas geladas. Além de refrescar a área dolorida, bebidas naturais são mais nutritivas.

SOPAS: O prato mais recomendado pelos dentistas nos primeiros dias de recuperação. Escolha seus sabores favoritos e varie enquanto não conseguir ingerir comidas mais sólidas. Lembre-se de tomar cuidado com a temperatura, alimentos muito quentes podem gerar sangramento, dores e atraso na cicatrização.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade