PUBLICIDADE

Dentes fortes: cinco maneiras de garantir boa dentição em crianças

Uma boa dentição na fase adulta é reflexo do bom cuidado com os dentes desde o nascimento do bebê

12 jan 2023 - 10h00
Compartilhar
Higiene bucal começa desde cedo
Higiene bucal começa desde cedo
Foto: Pexels

Uma boa dentição na fase adulta é reflexo do bom cuidado com os dentes desde o nascimento do bebê. Alimentação, higienização e a escolha dos hábitos certos serão determinantes para que uma criança tenha dentes de leite saudáveis e um sorriso bonito desde pequeno.

Por isso, separamos cinco dicas de como introduzir o cuidado com a boca desde cedo e garantir uma boca saudável na infância e fase adulta. Confira!

Priorize a amamentação

O aleitamento materno faz toda a diferença no desenvolvimento orofacial, cervical, nutricional e emocional da criança. Quando o bebê nasce, sua mandíbula é menor e retraída para que durante o parto não se quebre. E é a ordenha do leite materno que, com movimentos constantes de todas as estruturas bucais, vai fazer esse osso se desenvolver até, mais ou menos, os 8 meses de idade.  

Evite doces e alimentos industrializados

A evolução da oferta de alimentos para os pequenos deve ocorrer do pedaço menor para o maior e do mais macio para o mais duro e fibroso. Doces e comidas industrializadas não são proibidos, mas não devem ser oferecidos antes dos sete anos de idade. Isso porque esse tipo de comida tem alto teor de açúcar e conservantes que podem ser um veneno para os dentes de leite. 

Bebê no dentista desde cedo

A primeira visita ao dentista deve ser, preferencialmente, aos 6 meses de idade, ou até durante a gestação para que a futura mamãe já receba as primeiras orientações sobre a saúde bucal de seu filho. Além disso, é bom para o bebê se familiarizar com o dentista. Se a mãe só deixar para procurá-lo em caso de dor ou trauma, pode causar uma má impressão do profissional. Já se a primeira consulta for agradável, esta impressão ficará e facilitará futuros atendimentos. 

Higienização desde cedo

Se o seu filho só mama no peito, a higienização da boquinha dele pode ser feita apenas após o nascimento do primeiro dente, com cerca de seis meses, utilizando uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada. Se por alguma razão ele usou mamadeira com fórmula antes desse período, a higienização da gengiva, língua e bochechas deve começar antes da erupção do primeiro dente com a mesma gaze ou fralda umedecida. Isso porque os profissionais entendem que o leite industrializado é mais agressivo à mucosa bucal da criança. 

Flúor é bom, mas nem tanto 

Encontrado na água ou nas pastas de dente, o flúor é fundamental para fortalecer o esmalte dos dentes e resistir às cáries. No entanto, seu excesso pode levar ao aparecimento de manchas esbranquiçadas nos dentes. Portanto, é importante que as mães fiquem atentas na quantidade de flúor que seus filhos consomem. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade