PUBLICIDADE

Dente leite: Dicas para arrancar os dentinhos sem traumatizar

A primeira visita ao dentista deve ocorrer por volta de seis meses de vida do bebê

15 fev 2023 - 10h00
Compartilhar
Para tornar o momento ainda mais especial e menos traumático para a criança, os pais podem lançar mão de brincadeiras
Para tornar o momento ainda mais especial e menos traumático para a criança, os pais podem lançar mão de brincadeiras
Foto: Pexels

A fase em que os dentinhos das crianças começam a cair costuma ser mágica por conta das famosas lendas e brincadeiras que envolvem esse momento. Mas, por outro lado, também pode ser estressante para os pequenos que ainda não entendem como lidar com a dor e o desconforto.

Para que a criança esteja familiarizada com os processos de higiene bucal e encare de forma bem natural o processo da queda dos seus dentes, é bom que os pais comecem a levá-la ao dentista bem cedo. A primeira visita ao dentista deve ocorrer por volta de seis meses de vida do bebê, quando normalmente começam a aparecer os primeiros dentinhos.

Assim, quando a fase banguela chega, pais e filhos já estão sabendo como encarar a queda do primeiro dente (aos 6 anos) até a do último (aos 12). Nas consultas, os dentistas pediátricos costumam dar dicas para que as crianças estimulem os dentinhos a caírem, ensinam como tirá-los em casa e intervêm quando não acontece a queda de maneira natural. 

Para tornar o momento ainda mais especial e menos traumático para a criança, os pais podem lançar mão de brincadeiras e fantasias como, por exemplo, a lenda da Fada do Dente.

Veja alguns exemplos lúdicos de como entreter as crianças na hora de tirar os dentinhos:

Fada do Dente

Essa é a lenda mais famosa envolvendo a queda dos dentes das crianças. Ao contar essa história para seus filhos, os pais dizem que quando o dente de leite cai, ele deve ser colocado embaixo do travesseiro para que a Fada venha buscá-lo à noite. Em troca, ela deixará uma moeda ou um presente para a criança. Por conta disso, muitos pequeninos esperam ansiosamente por esse momento. E aí cabe aos pais fazerem a troca do dente durante a noite. 

Dente no telhado

Essa história consiste em a criança jogar seu dente de leite no telhado de sua casa e fazer um pedido (alguns pais misturam as lendas e falam que os pedidos devem ser feitos para a Fada do Dente). Assim, a cada dente jogado, a criança terá seus pedidos atendidos. 

Mourão

A cantiga do Mourão se assemelha à história do telhado. Mas ela serve mais para crianças que não acreditam muito em fadas. Diz a lenda que se o pequenino jogar o dente de leite no telhado e recitar as seguintes frases: “Mourão, Mourão, toma teu dente podre e dá cá meu dente são”, seu novo dente nascerá rapidinho e bem bonito. 

Dente queimado

Na Inglaterra, quando o primeiro dente de leite da criança cai, eles o queimam. Assim, eles acreditam que nenhum dente nascerá torto. 

Crescendo como flor

Já em algumas partes da Espanha, há a crença de que os dentes de leite devem ser enterrados em um vaso de flor, porque assim os que estão para nascer o farão de forma forte e bonita como uma planta. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade