PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cor dos dentes: qual a tonalidade ideal de um dente saudável?

A tonalidade de nossos dentes depende de vários fatores, entre eles, questões genéticas, idade e hábitos externos

22 ago 2022 - 10h00
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Manchas à base de alimentos e bebidas podem descolorir os dentes, mas não indicam que eles não são saudáveis
Manchas à base de alimentos e bebidas podem descolorir os dentes, mas não indicam que eles não são saudáveis
Foto: Pexels

Em países como o Brasil e Estados Unidos, o clareamento dental é um dos procedimentos mais buscados na cadeira do dentista. Também pudera, muitas pessoas relacionam a coloração branca a dentes saudáveis e bonitos.

No entanto, a tonalidade de nossos dentes depende de vários fatores, entre eles, questões genéticas, idade e hábitos externos como fumo, alimentação e até alguns medicamentos. À medida que envelhecemos, nossos dentes também ficam cada vez mais amarelados, pois o esmalte começa a desaparecer, expondo a camada inferior, a dentina.

Manchas à base de alimentos e bebidas podem descolorir os dentes, mas não indicam que eles não são saudáveis. Você pode ter dentes brancos reluzentes e ainda ter infecções de gengiva ou cáries. Ao mesmo tempo, você pode ter dentes perfeitamente saudáveis que são brancos, amarelados ou até amarronzados.

Confira, abaixo, o que cada cor pode representar para a sua saúde bucal. Em caso de dúvidas, consulte um dentista.

Manchas verdes

As manchas acabam se sobrepondo nos dentes amarelados. Alimentos como molhos à base de tomate e café deixam para trás compostos coloridos chamados cromogênios, enquanto bactérias e fungos podem causar manchas verdes, acinzentadas e com aparência peluda.

Pontos escuros

Existe até mesmo um tipo de mancha que alguns pesquisadores acreditam que possa proteger nossos dentes contra as cáries. Parece uma borda escura, às vezes observada na linha da gengiva, ou uma série de pontos escuros. É conhecida como "mancha preta".

Embora sua causa venha sendo debatida há mais de um século, o entendimento médico é de que se trata de um tipo especial de placa formada por cálcio, fosfato, várias bactérias e uma combinação de ferro e cobre, o que dá origem à cor preta.

Descoloração

Em alguns casos, a descoloração pode indicar apodrecimento ou outra doença. Por isso, é recomendável que as manchas sejam verificadas por um dentista.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade