PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cárie da mamadeira: conheça os riscos e saiba como evitar

O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras

18 nov 2022 - 10h00
Compartilhar
Uma dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada
Uma dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada
Foto: Pexels

Os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados. Caso não haja a higienização adequada, essa dentição, mesmo tão jovem, pode ser atingida pela cárie de acometimento precoce, mais conhecida popularmente como a cárie de mamadeira.

O termo corresponde ao período em que as crianças estão sendo alimentadas, na maioria das vezes, por mamadeiras. É nesta época em que alguns fatores de risco já começam a surgir prejudicando a saúde bucal. O primeiro deles é a frequência com que a criança toma a mamadeira e seu conteúdo, que pode ser composto por suco, água, leite e assim por diante. 

Quando a higiene bucal da criança não é feita de forma adequada após a mamada, as bactérias grudam nos dentes e os açúcares acabam ocasionando a desmineralização dos dentes, formando a cárie. 

Prevenção

Uma simples escovação minimiza o problema, pois evita que as bactérias se instalem nos dentes. Uma dica é dar uma mamadeira de água após o leite da madrugada. Assim, garante-se que os dentes não ficarão sujos com restos de leite. 

É recomendado, ainda, que os pais procurem o dentista para avaliação de como deve ser feita a higienização dos dentes da criança, mas a recomendação padrão é que seja feita a escovação dos dentinhos sem pasta de dente. Se possível, uma vez ao dia, pode ser aplicado o flúor dentifrício.  

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade