PUBLICIDADE

Ranger e apertar os dentes: vídeo explica diferença entre bruxismo e apertamento dental

Ranger os dentes ou tensionar os músculos do rosto podem indicar bruxismo ou apertamento dental. Assista ao vídeo e entenda com tratar

8 dez 2022 - 12h19
Compartilhar
Foto: Flying Fishes

Ranger os dentes ou sentir os músculos do rosto tensionados pode ser sinal de que você sofre com bruxismo ou apertamento dental, mas como identificar cada um dos sintomas para buscar o tratamento adequado?

Neste vídeo, o dentista e especialista em Posturologia, Dr. Gabriel Cassiolato, explica que o bruxismo, por exemplo, acontece durante o sono, enquanto o apertamento dental se caracteriza pelo ato de encostar e pressionar os dentes, o que pode acontecer em qualquer momento do dia. 

"Bruxismo e apertamento dental são disfunções completamente diferentes e eu considero o apertamento como um mau da saúde bucal da sociedade moderna, porque estamos apertando muito os dentes", comenta o especialista. Segundo ele, o músculo que é tensionado quando ocorre o apertamento dental, chamado de masseter, é um dos músculos mais fortes do corpo humano, com uma potência de até 100kg. Na mastigação por exemplo, usa-se no máximo em torno de 20% dessa capacidade de força, mas, em casos de apertamento dental, o masseter pode atingir até 100% de sua potência de força, o que provoca o desgaste dos dentes e o desequilíbrio da saúde bucal e do corpo como um todo.

Assista ao vídeo na íntegra e entenda as diferenças entre bruxismo e apertamento dental.

Bruxismo x Apertamento Dental: diferenças e tratamento:

*Dr. Gabriel Cassiolato (CRO: 68.998) é dentista especialista em Posturologia.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade