Respirar pela boca causa mau hálito? Veja 5 curiosidades

Halitose pode ser um indício de outros problemas no corpo, por isso é tão importante ficar atento às suas causas

12 ago 2020
10h00
atualizado às 11h44
  • separator

O mau hálito não interfere apenas na saúde bucal: ele também prejudica as relações pessoais. Além disso, a halitose pode ser um indício de outros problemas no corpo, por isso é tão importante ficar atento às suas causas.

Pensando nisso, listamos cinco curiosidades sobre o tema. Confira:

Mudanças na saliva provocam mau hálito
A saliva funciona como um detergente bucal, eliminando bactérias nos intervalos entre as higienizações da boca. Quando o volume de saliva diminui, a boca fica seca e com mais bactérias causadoras do mau hálito. 

Mau hálito pode causar depressão
Por vergonha, a pessoa com halitose pode se afastar do convívio social, prejudicando seus relacionamentos afetivos e profissionais.

Estresse causa mau hálito
O estresse eleva o nível de adrenalina no sangue deixando a boca seca e sem saliva, gerando um aumento de bactérias causadoras do mau hálito. 

Prisão de ventre causa mau hálito fecal
Os compostos mau cheirosos das fezes não eliminadas são absorvidos pela corrente sanguínea e eliminados também via pulmonar, no que é conhecido como hálito fecal.

Respirar pela boca é um inimigo do hálito
A entrada e saída de ar pela boca acaba por ressecá-la e também colabora para a descamação da mucosa bucal, causando o mau hálito. 

Foto: Pexels

 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade