Dor de dente? Saiba quando é a hora de ir ao dentista

Cárie, hipersensibilidade dentária e abscesso dentário ou gengival são algumas das causas da dor de dente

2 out 2020
10h00
atualizado às 12h23
  • separator

Ela pode chegar do nada e é bastante incômoda. A dor de dente nem sempre dá avisos e, quando ocorre, causa muitos transtornos, Para entender melhor os motivos desse mal, conversamos com Bruna Conde, pós-graduada em Periodontia e em Disfunção Temporomandibular, e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA) para falar sobre o tema. 

Quais são as principais causas da dor de dente?
Cárie, hipersensibilidade dentária e abscesso dentário ou gengival.

Como diferenciar uma dor de dente de outra dor na boca?
Dor de dente é diferente de dor na gengiva. A dor de dente pode iniciar-se de forma leve e, de maneira crescente, saltar para algo agudo e extremamente desconfortável. Normalmente, essa dor é causada por lesões de cárie, retração gengival, doenças periodontais, traumatismo dentário, hipersensibilidade (problema que afeta a população mundial) ou mesmo envelhecimento precoce do dente. A dor pode ser pulsátil, latejante, muitas vezes associada a proximidade com o canal.  A dor de gengiva geralmente inicia assintomática, depois o sangramento, uma “coceira” na gengiva. Se o paciente sente dor forte na gengiva geralmente é devido o caso estar avançado.

Quando é a hora de procurar um dentista?
O ideal é ir ao dentista a cada seis meses. Nunca procurar o dentista quando sentir dor, ir para evitar sentir a dor. Prevenir sempre, para se tiver algo que seja inicial.

Existem formas caseiras de amenizar a dor?
Formas caseiras, manter uma boa higiene, reforçar no fio dental, por mais que sangre e incomode a higiene nunca será ruim. Enxaguante bucal sem álcool para ajudar a higienizar a região, analgésico para dor e procurar imediatamente o dentista

Quais são as principais queixas no consultório relacionadas à dor de dente?
As causas são má higiene, excesso de força e falta de qualidade na higiene, hábitos nocivos, como abrir objetos com a boca, apertar dentes, cutucar com palito e estresse.

Um dente saudável também doí? Por quê?
Um dente saudável nunca doí. Se doí é porque tem algum problema dentário e/ou gengival e/ou na raiz do dente. Pode ser um problema ou todos ao mesmo tempo. Dor é sinal de alerta, significa que tem algo errado. E você poderia ter evitado se fosse ao dentista regularmente, se soubesse fazer a higienização correta, entendesse o que você tem mais tendência para ter, e quais cuidados a sua boca precisa. A ida ao dentista é essencial para que as orientações sejam passadas de acordo com seus problemas.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade