A boca pode ser a causa de sua dor de cabeça

Mito ou Verdade?

27 nov 2019
10h25
atualizado às 10h38

VERDADE! Uma causa comum de dores de cabeça onde a origem é sua boca são os problemas relacionados à ATM (articulação têmporo-mandibular), articulação dupla bilateral que, em conjunto com diversos músculos da mandíbula/maxila possibilitam a abertura e o fechamento da boca. Essas estruturas trabalham juntas quando mastigamos, falamos e engolimos.

Embora não exista uma cura para a ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:

- Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda anti inflamatórios;
- Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou "splint". Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
- Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse.

Foto: StockSnap por Pixabay

Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade