Escovar os dentes muitas vezes ao dia é prejudicial

Extrapolar no número de higienização bucal diária pode danificar o esmalte e comprometer a saúde da gengiva

11 mai 2017
08h00
  • separator
  • comentários

Sabe aquele ditado que diz que “quanto mais, melhor”? Ele não se aplica a tudo. Ao contrário do que muitos podem imaginar, escovar os dentes muitas vezes ao longo do dia é mais prejudicial do que saudável.

Foto: Tamas Panczel - Eross / Shutterstock.com

De acordo com um estudo britânico realizado por Peter Heasman, professor de Parondontologia da Universidade de Newcastle, o ideal é escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, mas não muito mais que isso. A pesquisa, realizada em 2003, mostrou que quem extrapola no número de higienização bucal diária acaba danificando o esmalte e comprometendo a saúde da gengiva. O recomendável é higienizar os dentes ao acordar, antes de dormir, e após a refeição principal.

O professor também destacou que é importante ficar atento na força das mãos ao segurar a escova: "Não é necessário utilizar uma força olímpica para escovar os dentes". De acordo com ele, a escovação deve ter duração mínima de dois minutos e a força empregada deve ser equivalente à utilizada para segurar uma laranja.

O estudo também identificou que escovar os dentes caninos, incisivos e molares mais vezes, com mais veemência e por mais tempo não os torna mais brancos. Na verdade, a única consequência seria o aumento no risco de danificar o esmalte.

Em 2000, Peter publicou um outro estudo mostrando que dois em cada três britânicos não sabem utilizar uma escova de dentes corretamente.

FF

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade