Beliscar entre as refeições, um hábito ruim para o sorriso

30 nov 2017
11h00

Quem não gosta de comer alguns lanchinhos entre as refeições? Seja por fome, ansiedade, prazer ou simplesmente por tédio, muitos de nós estamos acostumados a beliscar doces e outras guloseimas no período entre o almoço e a janta. Este hábito, além de prejudicar a dieta e saúde em geral, traz consequências para a boca.

Foto: Shutterstock.com


Toda vez que comemos, as bactérias que estão naturalmente na nossa boca começam a fermentar os açúcares presentes nos alimentos e transformá-los em ácidos que reduzem o pH da cavidade oral. Esses ácidos, se não são removidos, começam a danificar o esmalte dos dentes, podendo levar inclusive à perda da peça dental.

Quando passamos o dia beliscando guloseimas, estamos constantemente estimulando as bactérias a agir. E como não escovamos os dentes com a mesma frequência, os restos de comida acabam agindo por mais tempo em nossa boca.


Para proteger os dentes deste hábito, especialistas em saúde bucal recomendam uma ingestão moderada de alimentos entre as refeições, que inclua alimentos que protejam o esmalte dental, como vegetais, queijos e peixes.

Assim você acaba cuidando não só da sua boca, mas do corpo inteiro.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade