PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

Veja por que você não deve dormir sem escovar os dentes

Ao dormir, a saliva diminui, tornando o ambiente perfeito para as bactérias agirem mais rapidamente

1 dez 2015 08h00
Publicidade

Em alguns momentos, na correria do dia-a-dia, uma escovada nos dentes pode passar batida, ou até mesmo pela manhã quando o despertador não tocou e você está atrasado para o trabalho. Nada disso é recomendável, mas, ao se tratar de higiene bucal, a única escovação que nunca pode ser esquecida é a noturna.

“Ao dormir, nossa saliva diminui, fazendo um ambiente perfeito para as bactérias agirem mais rapidamente, formando a placa, o que pode levar às cáries e doenças da gengiva. Além disso, quanto mais tempo a placa fica em um lugar, mais provavelmente ela se tornará tártaro”, diz Alessandra Rodrigues do Instituto Sorridents.

Outro ponto é que o flúor do creme dental se mantém por mais tempo nos dentes durante a noite. “A última escovação é a mais importante de todas, pois o conjunto de ações mecânicas de uso do fio dental e escova com creme dental fluoretado, diminui o índice das bactérias no período noturno por um tempo prolongado, pois a boca fica com menor índice de bactérias agressivas”, afirma a especialista.

Higienizar pela manhã não irá resolver os problemas que as bactérias causaram durante a noite
Higienizar pela manhã não irá resolver os problemas que as bactérias causaram durante a noite
Foto: holbox / Shutterstock

A escovação noturna inclui passar o fio dental, escovar os dentes e limpar a língua com a própria cerda da escova ou limpador de língua ou limpador da escova, e, por último, usar enxaguante bucal se houver indicação de um dentista. 

E não pense que, se, por algum motivo, não deu para escovar os dentes antes de dormir, vale fazer a higienização assim que acordar. “Higienizar pela manhã não irá resolver os problemas que as bactérias causaram durante a noite. O ideal será escovar assim que lembrar, mas não irá substituir”, enfatiza Alessandra.

No entanto, a higiene bucal apenas antes de dormir não garante uma boa saúde bucal. “Todas as escovações são muito importantes e insubstituíveis, temos que escovar pelo menos 3 vezes por dia, nas principais refeições”, diz a dentista. 

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade