Veja 3 alimentos que você deve evitar se usa aparelho fixo

O aparelho ortodôntico fixo exige cuidados redobrados na higiene bucal e muita atenção para não quebrá-lo

1 jun 2017
08h00

Um dos tratamentos mais eficazes no alinhamento dentário, o aparelho ortodôntico fixo exige alguns cuidados. Composto por diversas peças (braquetes, elásticos e os fios), esse aparelho costuma reter pedaços de comida que podem não sair dos dentes se a limpeza não for minuciosa. Por isso, quem realiza esse tipo de tratamento deve redobrar os cuidados na higienização bucal para não transformar o aparelho em um reduto de sujeiras acumuladas.

Além disso, é necessário evitar alguns alimentos que podem quebrar o aparelho ortodôntico. Isso acontece porque a cola utilizada para fixá-lo nos dentes é resistente, mas não é tão firme. Se fosse extremamente forte, ela prejudicaria o esmalte dos dentes ao fim do tratamento. Por isso, alguns alimentos podem fazer com que o aparelho se descole. Lembre-se de que esse problema pode comprometer e prolongar o tratamento.

Foto: margouillat photo / Shutterstock.com

Veja de quais alimentos você deve fugir se você usa aparelho ortodôntico:

Alimentos duros: além de dificultar a mastigação, ingredientes muito rígidos costumam quebrar os braquetes do aparelho. Evite comer cenoura e outros vegetais crus. Uma boa dica é cortá-los em pedaços antes de ingeri-los. Enquanto estiver usando o aparelho, fuja do milho de pipoca e de doces muito duros, como a maçã do amor e algumas balas.

Itens que precisam ser mordidos: assim como outros alimentos que exigem uma mordida, a maçã é contraindicada enquanto a pessoa estiver usando o aparelho. Ao morder o alimento, os braquetes são empurrados, danificando o aparelho e causando estragos. Os principais afetados são os dentes incisivos de baixo. Por isso, o ideal é cortar os alimentos pedaços antes de levá-los à boca. Assim, a mastigação fica por conta dos dentes molares, que são mais resistentes. E atenção: essa regra também vale para alimentos moles.

Refrigerantes: quem usa aparelho deve evitar ingerir refrigerantes. Além do açúcar ficar acumulado no aparelho, aumentando a chance de surgirem cáries, a acidez dessa bebida contribui ainda mais para que as bactérias ocupem os dentes.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade