PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

Remédios naturais ajudam a eliminar problemas bucais

3 jun 2014 08h00
Publicidade
Efeitos benéficos dos remédios naturais existem; porém ainda há muito que se pesquisar
Efeitos benéficos dos remédios naturais existem; porém ainda há muito que se pesquisar
Foto: Shutterstock

Os remédios naturais ganham força entre pacientes com problemas bucais, que garantem que, além de tratar as doenças, não as substâncias não agridem o organismo. “Algumas substâncias têm efeito comprovado em problemas bucais. Por exemplo, existem pesquisas com própolis no tratamento de aftas recorrentes que obtiveram bons resultados”, diz Sibele Sarti Penha, professora e doutora em Odontologia pela USP.

Remédios caseiros que utilizam ingredientes como o alho e a canela também estão sendo constantemente pesquisados graças aos seus efeitos antimicrobianos. Esses ingredientes e mais a camomila servem mais para amenizar sintomas e eventualmente prevenir doenças bucais”, afirma. 

Bochechos com água morna e sal para desinchar a gengiva, alecrim e coentro para o mau hálito, e mastigar alho e cebola crus para aliviar dor de dentes também são práticas que funcionam e chegam até a ser indicadas pelos dentistas. “Trabalho com urgência odontológica, e com freqüência recomendamos bochechos com água morna e sal (para hipertensos, água morna e gotas de vinagre) em casos de abscesso dento alveolar (rosto ou gengiva inchada por causa do dente)”, diz Sibelle. 

Segundo a especialista, alguns fatores auxiliam o tratamento e a prevenção de qualquer doença: pensar positivamente, acreditar na terapêutica, ter iniciativa na procura de soluções. “Efeitos benéficos dos remédios naturais existem; porém ainda há muito que se pesquisar”.

Idas ao dentista ainda são fundamentais
O que não pode acontecer é a busca por métodos alternativos substituir as visitas ao dentista. “Não se pode substituir uma coisa pela outra. A cárie, por exemplo, não regride com esses remédios naturais, apenas para de evoluir. A polpa (nervo do dente) quando inflamada traz dor. Só que ela fica na parte dental mais interna, ou seja, medicamentos naturais de uso superficial raramente terão contato com a polpa para curar a causa da dor”, diz a especialista.   

Há também quem, na tentativa de melhorar um problema, provoque outro por falta de informação. “Atendi uma senhora outro dia que colocou alho sobre a gengiva e deixou a noite inteira para passar a dor de dente. Quando examinei, a gengiva estava toda branca e queimada pelo alho”, relatou Sibelle.

Assim, mais uma vez é preciso reforçar que para evitar problemas bucais o mais simples é não abrir mão de uma escovação de qualidade. “A higiene bucal é fundamental para a manutenção da saúde. Minha primeira sugestão é sempre escovar os dentes corretamente”, diz a especialista.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade