Gengibre: amigo ou inimigo do sorriso?

26 dez 2017
11h00

Uma grande quantidade de alimentos possui propriedades que não só nutrem o corpo, mas também ajudam a tratar e prevenir várias doenças, incluindo aquelas que afetam a saúde bucal. As maçãs, por exemplo, têm um efeito semelhante à escovação em nossos dentes, pois ajudam a eliminar os restos de alimentos que ficam alojados neles. Mas, você já pensou nos benefícios que o gengibre pode ter para nosso sorriso?

Foto: Fotolia

O gengibre é uma planta herbácea nativa do leste da Ásia, cuja raiz, chamada rizoma, é usada para fins medicinais. Algumas culturas, como hindus ou chinesas, usaram esta planta para fins de cura por milhares de anos, especialmente para problemas digestivos.

Este rizoma, além de proporcionar benefícios para todo o corpo, ajuda a manter um sorriso saudável porque possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a inflamação das gengivas.

As propriedades altamente antioxidantes do gengibre, que auxiliam no combate aos radicais livres que causam a degradação dos tecidos, são muito eficazes na prevenção do envelhecimento dos dentes e das gengivas.

Além disso, de acordo com várias investigações, o gengibre é um alimento que atua como um adstringente, tem propriedades anticoagulantes e estimula a digestão. É através desta série de funções que o gengibre ajuda, também, a lutar contra o mau hálito.

Para saber como inserir este alimento na sua dieta, converse com um dentista ou nutricionista. Eles saberão indicar a quantidade ideal de gengibre por dia e as melhores receitas.  

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade