PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

Dor de dente? Salmoura e óleo de cravo podem ser solução

A cárie é uma das principais causas das dores de dente e água morna com sal é uma boa técnica caseira para aliviar os sintomas do problema

4 mai 2015 08h00
| atualizado em 26/5/2015 às 16h27
Publicidade

Quando a dor de dente chega é comum sentir necessidade de recorrer a técnicas caseiras para tentar diminuir o sofrimento rapidamente. Entre as dicas mais conhecidas para aliviar esse mal está o uso da salmoura (água morna com sal). “Essa solução auxilia na drenagem de infecções, além de acalmar os tecidos moles da boca”, diz a especialista. 

Para preparar, basta colocar duas colheres de sopa de sal em um copo com água morna, deixe dissolver e faça bochechos. Caso a dor esteja muito forte, apenas deixe a mistura no local.  

Outra técnica que traz alívio imediato é aplicar óleo de cravo no dente dolorido. “O cravo possui ação anestésica que ajuda nesses casos. Mas é importante que seja dito que quando um dente dói, é sinal de que há algo errado e um dentista deve ser consultado. Algumas dessas técnicas podem acabar mascarando sinais mais graves e prejudicar diagnósticos precisos”, diz Tatiane. 

Na maioria das vezes, a dor de dente está associada a cáries ou infecções. No entanto, alguns casos podem estar relacionados à sensibilidade por retração gengival, desgaste do esmalte dental, traumas, sinusites, dores de ouvido, entre outras dores orofaciais.

Solução auxilia na drenagem de infecções, além de acalmar os tecidos moles da boca
Solução auxilia na drenagem de infecções, além de acalmar os tecidos moles da boca
Foto: O.Bellini / Shutterstock

“O quadro mais comum de dor de dente se dá pelo ‘ataque’ da cárie a uma camada abaixo do esmalte dental, chamada dentina (que é uma parte mais sensível do dente)”, diz a dentista da Sorridents, Tatiane Machado Buscarilli. Nesses casos, se o tratamento não for realizado logo, é possível que a cárie continue progredindo e atinja a polpa do dente (nervo), lugar em que a dor costuma ser ainda mais intensa.  

Higienização falha pode ser a causa
Essas dores tão desagradáveis poderiam ser evitadas se os hábitos de higienização bucal fossem realizados da forma correta. A cárie, assim como outras inflamações como a gengivite, só aparece e ganha espaço quando se forma a placa bacteriana, uma película pegajosa e incolor que se forma a partir de bactérias e restos de comidas que não são removidos durante a escovação. 

“Podemos dizer que muitos problemas bucais se devem à falta de bons hábitos de higiene, como a escovação correta, uso diário de fio dental, uso de enxaguantes, além de visitas periódicas ao dentista”, diz Tatiane. 

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade