PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

De polvo? Cremes dentais têm sabores estranhos no Japão

Cada um tem seu gosto, mas pasta de dente de berinjela e de carvão são peculiares para quem está acostumado com o sabor de menta

16 set 2015 08h00
Publicidade

Há no mercado cremes dentais para sensibilidade, para clarear os dentes, para combater o mau hálito. Mas, no Japão, não só as funcionalidades são diferentes, os sabores também surpreendem. De polvo, berinjela e carvão de bambu, ainda existe uma linha chamada Breath Pallete, ou Paleta do Hálito, com 30 sabores, como caramelo, rosas, curry e abóbora.

O professor Vinicius Pedrazzi, da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto, diz que não é possível afirmar que esses cremes dentais podem prejudicar os dentes só por conta dos sabores exóticos. Mas, segundo ele, é preciso estar atento a algumas coisas na hora de escolher o seu creme dental para ter a segurança de estar usando o produto certo para seu caso. 

“Principalmente a abrasividade. Muita pode provocar desgaste excessivo do esmalte, recessão gengival, hipersensibilidade dentinária, desgaste de restaurações, próteses, implantes, etc. Pouca abrasividade pode não conter agendes suficientes para remover manchas e detritos nos dentes e também não proporcionar polimento do esmalte dental”, diz. 

O jornalista americano Jake Adelstein provou essa pasta com sabor de bolinho de polvo
O jornalista americano Jake Adelstein provou essa pasta com sabor de bolinho de polvo
Foto: Twitter/@jakeadelstein / Reprodução

O professor acrescenta que ao associar o creme a uma escova dental pode ser provocada a potencialização em até 70% da abrasividade de cada componente (pasta e escova dental). “Assim, uma escova dental com cerdas médias e um dentifrício de baixa abrasividade podem resultar em um conjunto com média a alta abrasividade”, explica. 

Depois que escolher seu creme dental, fique atento à quantidade recomendada para o uso. “Para crianças com 2 até 5 anos, o tamanho correspondente a um grão de ervilha é o suficiente. Preferencialmente sem flúor ou com baixa percentagem de Flúor na composição (500ppM - partes por milhão). Para adultos, 1/3 de creme dental em comparação com a superfície das cerdas da cabeça da escova dental é o suficiente”, diz Vinicius.

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade