PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

Após comer milho ou sorvete na praia, saiba limpar os dentes

3 jan 2014 07h13
| atualizado às 08h28
Publicidade

A praia é cheia de tentações: sorvetes, raspadinhas, milho verde, cerveja. O problema é que nem sempre é possível fazer a higiene bucal depois de comer essas delícias. No entanto, há meios de não se privar e, ainda, cuidar da saúde da boca. 

A principal recomendação é consumir bastante água, frutas frescas ou geladas. Melancia, maçã ou pera são boas opções, uma vez que têm uma base fibrosa que ajuda a remover resíduos superficiais mais grosseiros da boca, além de serem ricos em água na composição. A hidratação mantém a boca úmida e os dentes e gengivas mais protegidos. 

A água também é aliada para uma primeira limpeza depois do consumo de qualquer alimento e bebida, ainda mais os açucarados. “Raspadinha, sorvete ou bebidas doces, devem ser acompanhados da lavagem da boca, para que aqueles resíduos que sobram na pele ao redor dos lábios ou mesmo dentro da boca não fermentem e gerem maior risco de irritações”, diz o cirurgião-dentista, Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico do Instituto Pedro Martinelli de Odontologia.

Leve sempre com você
Um dos maiores hits da praia é a espiga de milho. Muitos vendedores já perceberam que servir em potes facilita a vida dos clientes. A saúde bucal também agradece. Apesar de as casquinhas do milho ainda ficarem entre os dentes, o incômodo é menor. 

Para salvar as gengivas, as escovas interdentais são ideais. “Fáceis de transportar, esse tipo de escova vem com uma embalagem higiênica, e limpa os vãos dos dentes”, afirma Bueno. 

Outra carta na manga para esses momentos é a goma de mascar sem açúcar. Estudos mostram que adultos e adolescentes que mascam gomas com xilitol (adoçante) por 10 minutos têm um ganho extra na prevenção de cáries e problemas bucais. 

Ainda assim, o ideal mesmo é fazer uma higiene boa ao chegar em casa ou ao hotel para manter a boca livre de bactérias. “Tão importante quanto o banho após essa curtição, éb a higiene bucal bem equilibrada, que inclua escova com creme dental, fio dental e um bochecho de efeito hidratante, caso exista recomendação do profissional”, diz o especialista.

Lembre-se dos lábios
A proteção labial é de extrema importância. Usar produtos com fator de proteção solar evita descamação e traumas nos lábios que podem levar a lesões desconfortáveis na boca. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fonte: Terra
Publicidade