PUBLICIDADE

Relacionamento engorda? Nutri aponta como a rotina a dois pode influenciar

Mudança de hábitos e falta de planejamento alimentar podem levar a um aumento de peso? Confira o que diz a profissional

10 jul 2024 - 10h22
Compartilhar
Exibir comentários

Uma dúvida que ainda gera bastante debate entre casais e solteiros é se relacionamento engorda. Isso porque é comum que algumas pessoas acabem ganhando quilinhos extras após entrarem em uma relação, especialmente após o casamento.

Profissional explica como o relacionamento pode levar ao ganho de peso
Profissional explica como o relacionamento pode levar ao ganho de peso
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com Cintya Bassi, supervisora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, isso ocorre, principalmente, por conta de hábitos alimentares e de rotina, redução de tempo para a prática de exercícios e novos padrões comportamentais.

Por que o relacionamento engorda?

Segundo a profissional, pesquisas sobre o tema foram realizadas em diferentes períodos e regiões, pelas universidades de Stanford e de Washington, ambas dos Estados Unidos, e pela Central Queensland University, na Austrália, e conclusão foi a mesma: casar pode fazer mesmo as pessoas engordarem.

Além disso, cientistas do Centro Nacional de Biotecnologia, dos Estados Unidos, concluíram em um estudo que ganhar peso pode estar relacionado à felicidade no casamento. Dessa forma, programas como idas à academia ou exercícios ao ar livre são frequentemente substituídos por mais tempo com o parceiro, seja no sofá ou em um jantar a dois. Porém, se ambos quiserem evitar o ganho de peso nos primeiros anos juntos, os hábitos devem ser repensados, cogitando fatores de saúde, e não apenas aparência.

Outro fator visto no cotidiano de atendimentos em consultório, que é ressaltado por Cyntia, é o fato de muitas pessoas buscarem na comida o refúgio para a ansiedade. "Isto é um dos principais fatores que contribuem para o ganho de peso nessa fase. Pra evitar, é necessário primeiro identificar o problema, ter consciência dessas mudanças de comportamento, para que então possa buscar outras maneiras de aliviar pequenos atritos, que não seja descontando na comida. Além de não resolver, esse hábito aumenta as frustrações, pois impacta na saúde, no mental e na qualidade de vida", ela aponta.

Como iniciar uma rotina balanceada a dois

De acordo com a especialista, uma boa abordagem é sentir prazer em se alimentar de forma saudável. Não precisa ser restritivo, mas saber separar momentos do dia para focar na saúde é fundamental, pensando em projetos de longo prazo. Consultas a nutricionistas para elaborar uma rotina de acordo com o casal, podem ser uma excelente ferramenta para impulsionar a mudança.

"Outra possibilidade é diminuir a disposição de alimentos açúcarados e gordurosos na despensa. Por fim, caso esteja nos planos passeios que incluam refeições, é possível descobrir locais que sirvam uma comida saudável para os momentos de lazer", indica Cintya.

"Somado a isso, tenha sempre horários disponíveis para cozinhar os alimentos mais saudáveis que serão guardados, além dessa ser uma das atividades que podem realizar em conjunto", conclui.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade