PUBLICIDADE

Quanto de sal precisa para danificar o coração?

21 ago 2018 - 07h12
Compartilhar
Exibir comentários

Muito sal é ruim para você, especialmente porque está associado a um aumento do risco de problemas cardíacos - mas quanto é demais? Um novo estudo sugere que talvez não tenhamos que nos preocupar tanto com o quão salgada gostamos que nossa comida seja. Sal de mesa, que comumente usamos para temperar nossa comida, contém sódio. O sódio, se muitas vezes ingerido em grandes quantidades, pode levar a uma série de problemas cardiovasculares, incluindo hipertensão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que uma pessoa não deve consumir mais de 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a cerca de 5 gramas de sal por dia. No entanto, pesquisadores de várias instituições internacionais - incluindo a Universidade McMaster e a Hamilton Health Sciences, ambas em Hamilton, no Canadá, bem como instituições de outros 21 países - sugerem que esses limites são desnecessariamente baixos.

O pesquisador Andrew Mente e colegas conduziram um estudo com 94.000 pessoas com idades entre 35 e 70 anos, com o objetivo de determinar quanto sódio realmente é demais para a saúde do coração. Mente e seus colegas revelaram que uma alta ingestão de sódio levou a um aumento do risco de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral - mas apenas em comunidades onde a ingestão média de um adulto foi superior a 5 gramas por dia. Isso equivale a cerca de 2,5 colheres de chá de sal de mesa, explicam os pesquisadores. Em comunidades que consumiam menos de 5 gramas de sódio por dia, o oposto era o caso. O consumo de sódio foi inversamente associado ao infarto do miocárdio ou ataques cardíacos e mortalidade total, e não houve aumento do AVC.

Eles encontraram todos os principais problemas cardiovasculares, incluindo morte, diminuídos em comunidades e países onde há um aumento no consumo de potássio, encontrado em alimentos como frutas, vegetais, laticínios, batatas e nozes e feijões.

Referência

Mente, A. ET al. Urinary sodium excretion, blood pressure, cardiovascular disease, and mortality: a community-level prospective epidemiological cohort study. The Lancet, VOLUME 392, ISSUE 10146 , P496-506, AUGUST 11, 2018.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade