Qualidade dos suplementos protéicos para atletas
Suplementos protéicos em pó são um dos suplementos nutricionais mais consumidos, seja por atletas profissionais ou amadores, até mesmo por aqueles que os usam para fins estéticos, em vez de esportivos. Este estudo, liderado por um pesquisador da Área de Motilidade Humana e Performance Esportiva da Universidade de Sevilha, analisou a qualidade desses produtos em função de sua origem, tratamento e armazenamento. Durante a preparação dos suplementos protéicos em pó, o tratamento térmico envolvido pode reduzir o valor nutricional do produto. A lisina, um aminoácido envolvido nesta reação, é transformada em outros compostos que não são biologicamente utilizáveis. Além disso, de acordo com o tratamento térmico recebido, mudanças podem ser produzidas na estrutura da proteína, o que significa que esses suplementos são menos digeríveis para o corpo.
Os resultados indicam que metade dos suplementos analisados ??contém mais de 6% de lisina bloqueada, mas apenas 9% tinham um conteúdo de mais de 20% de lisina bloqueada. Além disso, os suplementos com as maiores concentrações de lisina bloqueada foram os whey hidrolisados ??e os peptídicos (12%), enquanto as menores concentrações foram registradas pelos whey isolados e caseína. Os especialistas indicam que, a priori, o consumo de suplementos protéicos não oferece nenhum problema de saúde, desde que um produto tenha cumprido os controles de qualidade, seja comprado em um estabelecimento especializado e aprovado e seja feito com os critérios corretos.
A avaliação nutricional deve ser sempre feita sob medida para o indivíduo e feita por um profissional que leve em consideração a história médica e nutricional detalhada da pessoa, a avaliação de sua dieta, antropometria e análise de composição corporal e bioquímica, antes de prescrever qualquer suplemento. Segundo os especialistas, o consumo de suplementos protéicos de boa qualidade, como pode ser o caso de um whey protein isolado, pode produzir benefícios tanto para a saúde quanto para o desempenho esportivo. Há evidências científicas que apóiam a idéia de que eles podem ajudar a minimizar a perda de massa muscular em pessoas idosas ou ajudar aqueles que praticam esportes nos quais a força é importante para alcançar um nível de desempenho muscular otimizado, por exemplo.
Referência
Sánchez-Oliver, A, J. ET al. Quality analysis of commercial protein powder supplements and relation to characteristics declared by manufacturer . LWT , 2018; 97: 100.