Problemas na próstata podem afetar a fertilidade masculina
As infecções que atingem a próstata, órgão do aparelho reprodutor masculino, podem afetar a fertilidade do homem. "A função da próstata é produzir o esperma, ou seja, o líquido seminal que carrega os espermatozoides que são gerados nos testículos", explica Eduardo Pimentel, andrologista do Instituto Verhum, de Brasília. "Portanto, se o paciente tem uma infecção na próstata, esse líquido vai sofrer alterações em sua composição química e vai comprometer a qualidade do espermatozoide", alerta.
A prostatite é a segunda principal causa de infertilidade masculina, segundo Eduardo. O retorno da fertilidade vai depender de qual o estágio em que se encontra a doença - ela pode ser aguda ou evoluir para crônica. "Se eu estou diante de um homem que está com uma infecção aguda recente, habitualmente após um tratamento medicamentoso, conseguimos reverter o quadro", diz.
Em alguns casos de prostatite crônica, o homem desenvolve um distúrbio chamado de azospermia (falta de espermatozoides no sêmen). Isso acontece quando a infecção crônica entope as vias da próstata e impede o encontro do espermatozoide com o líquido seminal.
Segundo Eduardo, nesse estágio da infecção o homem só vai conseguir engravidar sua parceira com o auxilio das técnicas de reprodução assistida. Por meio de uma punção nos testículos, os médicos conseguem extrair os espermatozoides e dar continuidade ao tratamento.
A doença tem maior incidência em homens maduros, mas pode afetar qualquer um que tenha vida sexual ativa. Segundo o médico, uma das maiores causas da prostatite são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Se a doença está no seu estado agudo, os sintomas são muito aparentes: febre alta, calafrios, mal-estar, dores musculares, dor e vontade frequente de urinar. Quando a doença evolui para a modalidade crônica, os sintomas somem e o homem só vai perceber o problema no próprio sêmen. Ele pode notar sangue no líquido, ou diminuição da quantidade ejaculada.
Câncer de próstata
O câncer de próstata não tem relação direta com a fertilidade. Porém, os tratamentos para a doença - quimioterapia e radioterapia - comprometem de maneira efetiva a fertilidade do homem. Por isso, de acordo com o andrologista, os médicos devem aconselhar seus pacientes a fazer o congelamento de sêmen. A medida pode ajudar a realizar o desejo de ter um filho.
"Independentemente da idade, o homem que procura o médico por conta de um câncer deve ser orientado sobre a medida de congelamento", orienta.
Busca um especialista em Fertilidade? Clique aqui e confira a lista dos profissionais