PUBLICIDADE

Pessoas hipertensas podem consumir açaí? Nutricionista responde

Outro tópico desmistificado pelo Sport Life para o consumo seguro desse fruto

17 jun 2024 - 12h03
(atualizado em 18/6/2024 às 00h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas hipertensas podem consumir açaí
Pessoas hipertensas podem consumir açaí
Foto: Shutterstock / Sport Life

O açaí é um fruto rico em fibras e que pode ajudar a manter grandes níveis de energia. Acontece que o seu consumo é cercado de dúvidas em relação aos acompanhamentos, sabores e produtos disponíveis em supermercados. Agora há outra dúvida que ganhou ênfase recentemente: pessoas hipertensas podem consumir açaí?

Pessoas hipertensas podem consumir açaí?

Sim. "O açaí fruto roxo escuro proveniente da palmeira Euterpe oleracea pode ser benéfico para indivíduos hipertensos. Os polifenóis presentes no açaí aumentam a produção endotelial de óxido nítrico, que levam ao relaxamento do endotélio, reduzem as espécies reativas de oxigênio e regulam alvos chave associados ao metabolismo lipídico em diferentes condições, como hipertensão, insuficiência renal e síndrome metabólica", garantiu a nutricionista Adriana Stavro.

Na sequência, Adriana acrescentou que existe no açaí a substância teobromina, que atua como um vasodilatador e promove o relaxamento dos músculos lisos das paredes arteriais.

"O que resulta em uma abertura mais ampla dos vasos sanguíneos. Isso permite que o sangue flua mais livremente e reduz a pressão exercida sobre as paredes dos vasos sanguíneos", complementou.

Stavro também disse que a recomendação de consumo é de no mínimo 150g de polpa de açaí pura ao dia para uma ação vasodilatadora, o que ainda não é o bastante de impedir uma ressalva.

"É importante lembrar que as recomendações de consumo podem variar de pessoa para pessoa, o que depende de vários fatores, como idade, peso, nível de exercício físico e saúde geral", pontuou.

Como escolher um bom acompanhamento?

"O ideal é consumir a polpa de açaí natural, sem adição de açúcar, mel, leite condensado, leite ninho, xarope de guaraná, granola e banana. Esses complementos podem aumentar significativamente o teor de açúcar e calorias da refeição. No entanto, se preferir adicionar alguma cobertura, é recomendável optar por amêndoas, castanhas ou nozes. Esses alimentos são ricos em gorduras saudáveis, que combinadas com o açaí proporcionam saciedade e ajudam a reduzir o índice glicêmico da fruta", detalhou.

Em qual hora do dia o consumo de açaí se encaixa?

Nunca se esqueça da teobromina, substância com efeito estimulante. "Esse efeito torna o consumo de açaí uma ótima escolha para antes do exercício físico. Ou para enfrentar um dia agitado de trabalho", concluiu Adriana Stavro.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade