PUBLICIDADE

Onda de calor extremo pode provocar danos graves à saúde; veja quais

Biomédico alerta para risco de ‘heatstroke’, condição em que a temperatura corporal fica acima de 40⁰ devido ao excesso de calor no ambiente

18 set 2023 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários
Ilustração de uma mulher com insolação
Ilustração de uma mulher com insolação
Foto: MADUAart / iStock

A previsão de que o Brasil vai enfrentar uma onda de calor excepcional nesta semana lançou um alerta também sobre a saúde da população. Isso porque a temperatura extrema pode provocar danos às pessoas mais expostas.

Segundo o biomédico Jonathan Vicente, uma das condições mais famosas é o "heatstroke", que ele evita traduzir como "insolação" para não gerar confusão entre os termos.

Mestre em Saúde Coletiva e pesquisador de saúde mental em crise climática e sanitária, ele usou as redes sociais para divulgar o assunto e definiu o problema como uma "condição grave que pode ocorrer quando a temperatura corporal fica acima de 40º devido ao sol".

O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) coloca o heatstroke como uma evolução do "heat exhaustion", que deixa sintomas como cansaço, tontura, fraqueza e dor de cabeça. Com o heatstroke, a pessoa não sua e geralmente perde a consciência.

Como diz um artigo citado por Vicente, a condição mais grave pode ocasionar pele avermelhada, dores de cabeça, náuseas, vômitos, desmaios, confusão e até insuficiência renal. O atendimento, nesses casos, deve ser urgente.

Suor e perda de gordura: entenda a relação Suor e perda de gordura: entenda a relação

Como ajudar uma pessoa com heatstroke?

Após solicitar ajuda médica, o ideal é colocar o indivíduo em local fresco e retirar seu excesso de roupas. Outras dicas divulgadas pelo biomédico são refrescar o corpo da pessoa, usando tecidos úmidos nas regiões que super aquecem, a exemplo das coxas, e usar um ventilador para baixar a temperatura do corpo. Água só deve ser indicada se o indivíduo estiver consciente.

Calor extremo

O alerta de que o Brasil será afetado por uma onda de calor extremo foi divulgado pelo MetSul Meteorologia na noite de domingo (17). Segundo a entidade, estão previstas temperaturas máximas entre 40º e 45º. "Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas", destaca o MetSul, que também confirma a possibilidade de risco à saúde e à vida diante da previsão meteorológica.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade