PUBLICIDADE

Musculação: quanto tempo demora para dar resultado? Entenda

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

3 dez 2023 - 12h02
(atualizado em 4/12/2023 às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Não importa o exercício físico, ou seja, o que vale a pena é estar em movimento para estar com a saúde em dia. O hábito da musculação traz imediatamente a imagem estereotipada de um sujeito com condição física impecável. Situação que gera em poucos segundos o questionamento: dá para ver resultado com quanto tempo de treino de musculação?

Musculação - Shutterstock
Musculação - Shutterstock
Foto: Sport Life

Resposta e a indiferença quanto ao gênero na musculação

"A partir da primeira semana já se pode observar algum ganho de força muscular e melhora de aspectos do bem-estar, como disposição e melhora do sono. Contudo, resultados duradouros só serão observados com a constância no treinamento e isso exige ao menos oito a 12 semanas de treinos contínuos para observarmos ganhos importantes de massa muscular ou perda de gordura corporal", disse com exclusividade para o Sport Life o gerente do departamento técnico da Bio Ritmo, Guilherme Almeida e Leme.

Esse conceito denota que tanto faz se é um homem ou uma mulher, isto é, os ganhos acontecem independente do gênero e o que faz a diferença é a dedicação em cada sessão de treinamento.

"Isso depende muito mais da frequência e do nível de aptidão de cada pessoa do que o sexo. Treinando com boa frequência, extraindo o máximo das sessões de treino, mantendo uma boa rotina alimentar e de descanso os ganhos serão significativos independentemente do sexo", explicou Almeida e Leme.

Acréscimos sobre a musculação

Guilherme ainda destacou que a quantidade de treinos na semana é ajustada conforme o condicionamento físico do sujeito. Porém, citou que iniciantes se beneficiam com uma sessão semanal e que ganhos com treinos diários desde que a carga de treino esteja planejada de maneira individual. "A maioria das pessoas frequenta a academia de duas a três vezes por semana e isso já é o suficiente para ter bons resultados", respondeu o profissional.

O tempo deve-se levar em consideração com base de que muitas pessoas investem em plano de uma academia na esperança de vantagens instantâneas. É a constância que o conduz para meta sonhada. O educador físico da Bio Ritmo também enfatizou que não há modelo de treino para resultado rápido.

"Não existe modelo de treino para quem quer resultado rápido. A maioria gosta de ter resultados no menor tempo possível, mas não deve queimar etapas para isso exagerando na quantidade de exercícios ou treinando de forma intensa demais, pois isso não irá acelerar os ganhos", comentou.

Alimentação

Eis que surge outro "pilar" para quem quer permanecer com a sua vida física ativa. Os consumos de proteínas animais ou vegetais e carboidratos devem estar acompanhados da hidratação.

"Alimentação rica em proteínas de origem animal e vegetal e que forneça a quantidade de energia necessária para render bem nos treinamentos. É importante ter consumo adequado de carboidratos e dar atenção especial à hidratação. As proteínas têm papel crucial no aumento da massa magra, assim como a ingestão de água. É importante sempre consultar um profissional de nutrição para adequar as quantidades de necessidades individuais", disse.

"Não é necessário usar suplementos para obter aumento de massa muscular. Isso é perfeitamente possível com boa alimentação e bom planejamento de treino", explica Guilherme.

Dados

O Instituto Nacional do Câncer de Maryland e a Universidade de Iowa, ambas dos Estados Unidos, expuseram no segundo semestre de 2022 que exercícios de fortalecimento muscular tornam o corpo magro e os ossos fortes. Feitos que colaboram para uma vida saudável na terceira idade.

Pesquisadores da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) conferiram os dados epidemiológicos de 60.202 pessoas. E concluíram que a musculação é o terceiro esporte mais praticado no Brasil, atrás da caminhada e do futebol, respectivamente.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade