PUBLICIDADE

Musculação para idosos: veja treino para ganhar massa muscular na 3ª idade

Estudos científicos já comprovaram diversos benefícios da musculação na terceira idade. Confira as vantagens e uma sugestão de treino!

29 mai 2024 - 16h30
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é de hoje que estudos científicos ressaltam a importância as atividades físicas em todas as faixas etárias. Pesquisar recentes, inclusive, tem apontado os benefícios da musculação para idosos, uma vez que, quanto mais massa muscular, maiores as chances de se ter qualidade de vida na terceira idade.

Confira o vídeo de treino de musculação indicado para idosos
Confira o vídeo de treino de musculação indicado para idosos
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

A conclusão trazida no livro "A Revolução dos Músculos", publicado em março deste ano pela geriatra americana Gabrielle Lyon, reforça um consenso que já há algum tempo transita entre acadêmicos, profissionais da educação física e médicos das mais diferentes especialidades.

No trabalho, a especialista em saúde dos músculos se apoiou em anos de prática clínica para destacar o papel da musculatura na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, no reforço do sistema imunológico e, claro, na manutenção da capacidade funcional para realizar movimentos cotidianos como caminhar, sentar e carregar sacolas de supermercado.

Essa constatação tem levado um número cada vez maior de pesquisadores a buscarem métodos que possam não apenas desacelerar o quadro de perda de massa muscular, típico de pessoas acima dos 50 anos, mas revertê-lo por completo, permitindo que o ganho de músculos seja algo factível na maturidade. É neste contexto que a musculação tem ganhado espaço como aliado fundamental deste grupo da população.

"A maioria dos estudos demonstrou que o fortalecimento muscular resulta na melhora significativa da massa e da função dos músculos esqueléticos. Programas de fortalecimento com carga baixa, alta, com picos de potência ou com associação de treinamento cardiovascular trazem efeitos benéficos sobre essas estruturas", concluiu uma ampla revisão bibliográfica publicada pela PUC-SP.

Benefícios da musculação para idosos

De acordo com o treinador da Smart Fit Bruno Silva, os benefícios da musculação para os idosos vão além de seus resultados comprovados no âmbito do ganho de força de massa muscular. Segundo ele, uma das características mais importantes da modalidade diz respeito à sua capacidade de ser adaptada às particularidades de praticantes dos mais diferentes perfis.

"A segurança nos movimentos é um dos aspectos que justificam a realização de treinos de musculação para indivíduos idosos. A musculação ao contrário do que se pensava a 15 - 20 anos, é uma modalidade do treinamento que propicia adaptações significativas para os praticantes", afirmou o treinador, destacando o fato de que a disseminação dessa ideia de segurança tem sido responsável por um aumento importante de alunos da terceira idade nas academias: segundo ele, no grupo em que trabalha, há uma média de 15% de clientes na faixa dos 60 anos ou mais.

Diante disso, o profissional selecionou os exercícios mais efetivos para o ganho de massa muscular na terceira idade. Confira abaixo o vídeo de treino sugerido pelo treinador Bruno Silva!

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade