PUBLICIDADE

Morte de jovem eleva a 11 o número de óbitos por dengue este ano no Paraguai

30 mar 2016 - 14h34
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mulher de 20 anos é a nova vítima mortal da dengue no Paraguai, onde os óbitos causados por esta doença neste ano se elevam a 11, quando em todo 2015 foram apenas cinco o número de casos mortais.

A mulher vivia na cidade de Capiatá, próxima à capital Assunção, informaram nesta quarta-feira funcionários do Ministério da Saúde Pública na entrevista coletiva semanal para divulgar a incidência no país das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em todo o Paraguai, e desde começo do ano, já são 1.780 os casos confirmados de dengue, segundo a fonte, que afirmou que os surtos mais ativos estão na área metropolitana de Assunção e no departamento Central.

Há, além disso, 28 casos confirmados de chicungunha, enquanto se mantém o único caso de zika deste ano, o de uma mulher grávida, detectado semanas atrás.

O Ministério da Saúde Pública reiterou a necessidade de aumentar o cuidado com a limpeza e a higiene em lares, edifícios e terrenos baldios para impedir a proliferação de criadouros de larvas do mosquito.

Por sua parte, o Ministério contribui com rastreamentos e fumigações para eliminar os criadouros em todo o território nacional.

Assim, entre os dias 23 e 29 de março, foram realizadas mais de 5.000 ações que deram como resultado o rastreamento de 47.864 criadouros em todo o país.

O Paraguai registrou em 2015 um total de cinco mortes por dengue e 16.516 casos confirmados desta doença, além de 4.292 de chicungunha

Em 2013, o país viveu a pior epidemia de dengue de sua história, com 150.000 casos registrados, que provocou 252 mortes, em um país de 6,7 milhões de habitantes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade