PUBLICIDADE

Mais de 100 pessoas são hospitalizadas no Rio com lesões nos olhos após uso de pomada de cabelo

Emergência oftalmológica do Rio de Janeiro registrou os casos durante o feriado natalino

27 dez 2023 - 14h16
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Durante o feriado do Natal, a emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, registrou uma demanda de mais de 100 pessoas, todas apresentando lesões nas córneas devido ao contato da pomada modeladora de cabelo com os olhos. 

A emergência oftalmológica, que normalmente atende cerca de 70 pacientes por dia, viu um aumento considerável, com 83 atendimentos na segunda-feira (25) de Natal e 167 no dia seguinte, a maioria relacionada às lesões na córnea causadas pela pomada modeladora.

Segundo a Secretaria de Saúde do Rio, crianças, adolescentes, mulheres e homens adultos procuraram assistência, relatando terem realizado penteados para o Natal e, ao entrar em contato com água, seja na praia ou na piscina, experimentaram ardência nos olhos, que se intensificou nas horas subsequentes.

Algumas marcas dessas pomadas foram suspensas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em todo o Brasil devido à presença de insumos nocivos à saúde.

Os sintomas predominantes incluem coceira, vermelhidão, irritação, ardência e inchaço nos olhos. Nos casos mais graves, a visão tornou-se turva, levando à incapacidade temporária de enxergar. A diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos, enfatiza a gravidade dos casos, destacando que a quantidade do produto que entra em contato com os olhos impacta na severidade da lesão.

“A maioria dos pacientes apresenta conjuntivite ou ceratite química causadas pelo contato com a pomada. E, quanto maior a quantidade do produto que escorre para os olhos, mais grave pode ser a lesão. Alguns estão chegando com muito inchaço nos olhos e sem conseguir enxergar, tendo que ser guiados por acompanhantes. São quadros considerados bem graves”, diz Paula Travassos. 

Os melhores e piores hábitos para a visão Os melhores e piores hábitos para a visão

Com a perspectiva de eventos no Réveillon e previsão de chuva para o dia 31, há preocupação adicional, pois o contato da água da chuva com o produto químico pode representar mais riscos para aqueles que utilizaram as pomadas modeladoras. 

A lesão na córnea pode provocar irritação, inchaço, visão turva e, em casos mais extremos, cegueira temporária, gerando intensa dor. A situação é considerada grave, alertando para a necessidade de precauções adicionais durante os festejos de final de ano.

A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio iniciaram uma investigação para identificar as marcas dos produtos utilizados e os estabelecimentos onde os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade