PUBLICIDADE

Estalos no joelho: o que eles podem indicar?

Médico lista algumas das principais condições associadas a esses barulhos

13 jun 2024 - 19h27
(atualizado em 18/6/2024 às 01h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você agachou, levantou ou fez algum outro movimento com o joelho e percebeu estalos ou crepitações, saiba que, na maioria das vezes, esses barulhos não devem ser motivo de preocupação. Entretanto, especialmente quando acompanhados de outros sintomas, eles podem sim significar algo mais sério.

Entenda as possíveis causas dos estalos no joelho |
Entenda as possíveis causas dos estalos no joelho |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

"Geralmente, os estalos dos joelhos são resultado da entrada de ar no fluido responsável pela lubrificação das articulações, chamado de líquido sinovial, o que cria pequenas bolhas que estouram durante a movimentação, gerando um som de estalo. Mas esse tipo de ruído é inofensivo e não causa dor", conta o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em em joelho e traumatologia esportiva.

Porém, em alguns casos, esses sons podem surgir como um primeiro sinal de alerta para condições articulares mais graves.

Por isso, é fundamental prestar atenção se eles são frequentes e se outros sintomas também aparecem, como inchaços, dores, travamentos da articulação e dificuldade de locomoção.

O médico ainda sugere tentar lembrar do momento em que você começou a ouvir os estalos nos joelhos. Isso porque, se você teve algum trauma na região, por exemplo, é bem provável que os barulhos estejam relacionados a ele e que indiquem lesões.

A seguir, o Dr. Marcos compartilha os principais problemas que podem provocar os estalos nos joelhos.

O que pode ser joelho estalando?

Condromalácia patelar

"A condromalácia patelar é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da rotula ou patela, osso localizado na frente do joelho", resume o ortopedista.

Os fatores de risco para essa condição incluem traumas, sobrepeso, sedentarismo, desalinhamento do joelho e prática excessiva e incorreta de exercícios de alto impacto.

Lesões no menisco

"Geralmente, essas lesões surgem após traumas, como torções e movimentos bruscos durante atividades físicas. Idosos também são mais suscetíveis ao problema, pois o desgaste que ocorre com o passar dos anos favorece rupturas nas cartilagens", diz o especialista.

Artrose

Cortelazo destaca que a artrose é uma doença degenerativa que afeta principalmente idosos, porém também pode se manifestar em pessoas mais jovens por trauma e sobrecarga excessiva nas articulações.

"Nos estados iniciais da doença, os estalos podem ocorrer sem dor, que se torna progressivamente pior conforme o quadro avança", ressalta.

Além dessas e outras doenças, a artroplastia, procedimento que envolve a substituição total ou parcial da articulação dos joelhos por próteses, também pode colaborar para os estalos.

"Eles podem ser produzidos até mesmo pelo choque entre os diferentes materiais da prótese durante a movimentação", fala.

Busque um médico

Ao notar qualquer alteração ou desconforto nos joelhos, é interessante procurar um médico para avaliação e tratamento adequados.

"O especialista vai analisar o histórico do paciente, fazer um exame físico e, se possível, reproduzir o barulho durante a consulta. Exames de imagem também podem ser solicitados", enfatiza o ortopedista.

Por fim, ele alerta que não é indicado ter o hábito de estalar as articulações voluntariamente, uma vez que isso pode acabar ocasionando lesões.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade