Infecção urinária: sintomas, causas e tratamento
Conhecido também como infecção do trato urinário, o problema pode atingir homens e mulheres; entenda como tratar e fatores de risco
A infecção urinária está entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, particularmente em crianças, adultos jovens e mulheres sexualmente ativas. Os dados da Comissão Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde de Contagem (CMCISS) ainda apontam que infecções do trato urinário (ITU) são causadas, em geral, por bactérias presentes na flora intestinal.
Os sintomas incluem dor ou queimação ao urinar, necessidade frequente de fazer xixi, urina turva ou com odor forte e dor no baixo ventre.
A maioria das infecções urinárias podem ser tratadas com antibióticos, mas algumas podem ser mais graves e exigir tratamento intensivo. Por isso, é essencial procurar tratamento médico. Vamos entender mais sobre o tema?
O que causa uma infecção urinária?
Beber pouca água, segurar a urina, má higiene da região íntima, ter pedra nos rins, menopausa, uso de fraldas e descuidos na relação sexual são algumas das causas que explicam o surgimento desse tipo de infecção. Inclusive, pessoas com diabetes, grávidas e idosos podem apresentar maior predisposição para infecções urinárias.
Tipos
Você sabia que há, basicamente, dois tipos de infecção? A ocorrência vai depender de qual parte do trato urinário foi afetada e da gravidade da situação.
Cistite
Infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior. É o tipo mais comum, conhecida como “infecção baixa”, e geralmente causa dor ao urinar, necessidade frequente de fazer xixi e sensação de pressão na bexiga.
Pielonefrite
Infecção do trato urinário superior, conhecida como “alta”. É mais grave e pode causar febre, dor nas costas e náusea, além de sintomas urinários.
Quais são os sintomas de uma infecção urinária?
Ardência e dor para urinar, dor pélvica, incontinência urinária, entre outros, costumam ser sintomas comuns da infecção, mas tudo vai depender da gravidade do caso. Em algumas situações, a urina pode apresentar odor forte, cor turva ou até sangue. Febre, calafrios, dor abdominal ou nas costas e náuseas são sintomas de casos mais graves.
Como tratar
Antibióticos, ingerir bastante água e não segurar a urina são algumas dicas de como tratar a infecção. Há também o tratamento caseiro, mas tenha cuidado, pois ele não é eficiente sozinho. No entanto, há opções que aceleram a cura, como: chá de manjericão, melancia e cranberries.
Tratamento médico
Depois de consultar especialista e entender qual seu caso, o tratamento médico deve ajudar a eliminar a infecção. Geralmente, ele envolve o uso de antibióticos que devem ser tomados conforme as instruções e tempo indicado.
Alerta: mesmo que os sintomas desapareçam antes do fim do tratamento, continue tomando os medicamentos! Há casos em que o uso de analgésicos é indicado para aliviar o desconforto.
Tratamento caseiro
Beber muita água é sempre a coisa mais importante a se fazer para cuidar dessa e de outras patologias. O tratamento caseiro ajuda a aliviar as dores, mas não funciona sozinho. Sucos naturais e chás de ervas que tenham propriedades diuréticas podem ajudar. Compressas quentes na região abdominal servem para diminuir o desconforto.
Fatores de risco
Pessoas com vagina estão mais suscetíveis a contrair infecção urinária e há vários fatores de risco envolvidos, como a própria atividade sexual. Confira outros: uso de espermicidas, gravidez, menopausa, obstrução urinária, diabetes mellitus, problemas renais, sistema imunológico enfraquecido, uso prolongado de cateteres urinários, entre outros.
Complicações
As principais complicações da infecção envolvem quadros recorrentes da doença, risco de infecção no sangue (sepse), danos nos rins. Quando não tratada, a infecção pode evoluir e levar à morte.