PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Fazer atividade física por 15 minutos aumenta a imunidade

Praticar diariamente 15 minutos de atividade física, com intensidade moderada, melhora o sistema imunológico; o hábito induz a produção de glóbulos brancos

10 abr 2024 - 19h30
(atualizado em 11/4/2024 às 00h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Quantas horas por dia você passa olhando o feed nas redes sociais? Para uma equipe de pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, vale muito a pena reduzir 15 minutos desse tempo e investi-los na prática de atividade física moderada, como uma caminhada rápida. Com este hábito diário, é possível melhorar comprovadamente a imunidade.

Foto: jcomp/Freepik / Canaltech

Segundo os pesquisadores, os 15 minutos de atividade física são suficientes para aumentar os níveis das células Natural Killers (NK), que compõem a primeira linha de defesa do sistema imunológico

Para entender, as NKs são um tipo de glóbulo branco (leucócito) inespecíficos, com a capacidade de eliminar células infectadas por bactérias e vírus, além das células cancerígenas. Basicamente, esses glóbulos vão atacar qualquer coisa que parecer um invasor dentro do corpo.

Efeito da atividade na imunidade

Os pesquisadores norte-americanos avaliaram as mudanças no organismo de 10 pessoas, com idades entre 18 a 40 anos, após se exercitarem por 30 minutos em uma bicicleta ergométrica, pedalando em intensidade moderada.

Cada participante forneceu amostras de sangue antes de começar a pedalar, 15 minutos após o início da atividade física e no fim do exercício (30 minutos depois).

Analisando as amostras, a equipe descobriu que os níveis das células NKs aumentam significativamente nos primeiros 15 minutos — há pouca diferença após esse ganho inicial até o final da sessão de pedalada.

"A mobilização destas células [NKs] pode proteger o corpo contra infecções, reduz a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajuda a melhorar os desfechos das doenças, controlando as infecções de forma mais eficaz", afirma Rebekah Hunt, pesquisadora da Universidade de Houston e primeira autora do estudo, em nota.

15 minutos de atividade física já melhoram a imunidade, segundo estudo científico (Imagem: Element5 Digital/Pexels)
15 minutos de atividade física já melhoram a imunidade, segundo estudo científico (Imagem: Element5 Digital/Pexels)
Foto: Canaltech

Em especial, o aumento dos níveis dessas células beneficia pacientes que estão em tratamento contra o câncer, já que esta linha de defesa do sistema imunológico consegue matar parte das células cancerígenas.

Os resultados animadores na imunidade de apenas 15 minutos de atividade física foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Fisiologia (APS), que ocorreu na Califórnia. Até o momento, a pesquisa sobre o efeito do exercício na saúde não foi publicada em uma revista científica.

O que é atividade física moderada?

Para quem se animou, deseja adotar esse hábito simples na rotina e quer melhorar a imunidade, vale entender o que significa atividade física moderada. Segundo o Ministério da Saúde, este tipo de atividade pode ser identificada a partir dos batimentos cardíacos e pela respiração.

Com o esforço físico, a frequência cardíaca e os batimentos do coração aumentam. Então, é preciso sentir que eles aceleraram. Além disso, há uma mudança no ritmo respiratório, que fica mais rápido. De modo mais simples, o exercício moderado é o que está entre o caminhar e o correr — são os passos acelerados.

Se ainda está em dúvida, um truque é tentar falar durante a atividade. "Se for possível conversar, ela é leve. Se sentir alguma dificuldade, ela é moderada. Agora, se falar ficar muito difícil, a sua atividade é vigorosa", pontua a Saúde, em artigo.

Fonte: APS e Ministério da Saúde  

6 benefícios da atividade física para a imunidade 6 benefícios da atividade física para a imunidade

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade