PUBLICIDADE

Dicas para manter o treino (e a imunidade) com mudança de estação

Com a variação de temperaturas, é comum que nossa imunidade caia, prejudicando os treinos. Para isso não ocorrer, coloque as dicas em prática!

2 abr 2024 - 16h30
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Adote as dicas para cuidar da imunidade e treinar durante a mudança de estação
Adote as dicas para cuidar da imunidade e treinar durante a mudança de estação
Foto: prostooleh/Freepik / Boa Forma

Com a mudança de estação e a chegada do outono, as temperaturas tendem a mudar bruscamente, saindo de um calor intenso para um clima mais ameno ou até mesmo frio. Assim, a oscilação da temperatura durante um período de tempo - ou até mesmo durante um mesmo dia -, dificulta a missão de manter a saúde do corpo e influencia até mesmo na rotina de exercícios físicos.

Além de ser um fator determinante para a manutenção da imunidade, a prática de exercício pode sofrer com a variação de temperatura exagerada e frequente.

Por esse motivo, compreender como o corpo responde a essas mudanças pode ajudar a manter a saúde blindada. A seguir, veja as dicas listadas por profissionais da Bio Ritmo para você manter o treino e a imunidade em dia com a mudança de estação!

6 benefícios da atividade física para a imunidade 6 benefícios da atividade física para a imunidade

Dicas para treinar durante a mudança de estação

Hidratação

A variação de temperatura pode levar a desidratação, ainda mais quando praticamos exercícios e não repomos o que transpiramos. Dessa forma é muito importante beber água regularmente ao longo do dia. O corpo humano precisa em média 35 mL de água para cada quilo de peso. Para descobrir quantos litros você precisa, basta multiplicar 35mL pelo seu peso. Além disso, chás, e água aromatizadas podem ser excelentes alternativas para quem não desenvolveu o hábito de beber água.

Mantenha uma rotina saudável

Outro fator importante que pode prejudicar a imunidade, é a falta de rotina, principalmente do sono. O sono é crucial para uma boa recuperação do corpo e, portanto, é essencial manter horários regulares para dormir e acordar. Isso ajuda também a diminuir o estresse e a ansiedade, melhorando ainda mais a nossa saúde mental e física.

Boa alimentação

Além do sono, a alimentação desempenha um papel vital na melhora da imunidade. Durante as mudanças de temperatura, busque se alimentar de frutas, vegetais, proteínas magras e alimentos com muita vitamina C, E, D e A, que são as mais importantes para turbinar a imunidade.

Roupas adequadas

Devido à grande mudança de temperatura durante um único dia, fica difícil escolher a roupa certa para o treino pode ser desafiador, especialmente para aqueles que ainda vão ter outros compromissos antes de praticar exercícios. Uma dica é levar duas opções de roupa, ou pelo menos duas camisetas: uma de frio e uma de calor.

Busque ajuda profissional

Por fim, caso esteja fazendo todas essas dicas, mas ainda não viu melhora na imunidade, busque ajuda profissional. Um médico ou nutricionista pode fornecer orientação personalizada e identificar outros problemas que podem estar afetando sua imunidade.

Adaptar-se a essas mudanças pode ser um desafio, mas que com certeza fará toda a diferença na sua saúde como um todo, trazendo mais ânimo para praticar as atividades físicas e seu próprio bem-estar.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade