Faz mal tomar whey protein sem treinar?
Suplemento é uma fonte concentrada de proteína de alto valor biológico
O whey protein é um dos suplementos mais populares do mundo fitness, frequentemente associado a quem treina e mantém o corpo musculoso. Mas será que faz mal tomá-lo sem se exercitar?
"'Não necessariamente. O whey protein é uma fonte concentrada de proteína de alto valor biológico, que fornece todos os aminoácidos essenciais. Do ponto de vista nutricional, ele é apenas uma forma prática de consumir proteína, assim como um iogurte ou um pedaço de frango", explica Dra. Tassiane Alvarenga Endocrinologista e Metabologista pela SBEM.
"Ele é uma fonte de proteína de alto valor biológico que pode beneficiar também quem não treina. A proteína é essencial para funções vitais como a manutenção da imunidade, saúde da pele, unhas, cabelo, produção de enzimas e hormônios. Portanto, o consumo de whey pode ser útil para completar o aporte proteico diário, principalmente em dietas com baixo consumo de alimentos proteicos", complementa Vanessa Giglio, nutricionista funcional e nutrigenômica.
Mas o ponto é: se não há um aumento na demanda proteica - como no caso de treinos, recuperação de doenças ou necessidades especiais - "O corpo vai usar essa proteína normalmente para funções vitais ou, se houver excedente calórico, poderá armazenar o excesso como gordura", diz a Dra. Tassiane.
Ou seja, o whey em si não faz mal, mas deve estar inserido em um contexto alimentar equilibrado, respeitando as necessidades individuais. "Tomar whey sem treinar não é prejudicial, mas também não tem o mesmo impacto sobre a massa muscular que quando aliado à musculação", conclui a médica.