PUBLICIDADE

Exercícios para melhorar a respiração em dias secos

Condição climática atrapalha sistema respiratório, mas condicionamento pulmonar pode ser aliado contra o tempo seco

4 set 2021 11h05
ver comentários
Publicidade
Aprenda a amenizar efeitos do tempo seco
Aprenda a amenizar efeitos do tempo seco
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Exercícios para melhorar a respiração podem ser a saída para um problema comum em dias de tempo seco. Provocada pela falta de chuva, essa condição é muito comum nessa época do ano e pode causar incômodo para as pessoas. A pele, os olhos e o nariz costumam sofrer em dias com baixa umidade. Junto com a poluição que existe em grandes cidades, isso pode causar grandes problemas para o sistema respiratório.

Mas, de acordo com Cadu Ramos, especialista em Fisioterapia e Traumatologia e Ventilação Mecânica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Aparelho Respiratório pela Escola Paulista de Medicina (EPM), alguns exercícios podem atenuar os efeitos do tempo seco. Confira:

Mova os braços conforme respira

Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. Agora inspire o ar levantando os braços para frente e inspire descendo em direção à frente das pernas. Pessoas idosas ou com dificuldade para ficar de pé podem fazer sentados. Caso contrário, a recomendação é realizar os movimentos em pé. Faça três séries com três repetições.

Mova o tronco enquanto respira

Sentado em posição ereta de 90 graus, coloque as suas mãos cruzadas no peito, inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas. Abaixe-se e levante-se em movimentos leves e sempre com as costas retas. Ideal realizar três séries de cinco repetições.

Controle a respiração

Puxe o ar bem forte até encher totalmente o pulmão e solte até esvaziá-lo por completo. Faça o mesmo, mas agora em dois tempos: inspire duas vezes para encher o peito e solte duas vezes o ar. Segure a respiração por oito segundos e depois solte. Boa alternativa para crianças e idosos. Pode ser realizado três vezes ao dia.

Atividades simples, que envolvem o fôlego, podem auxiliar na respiração também. Principalmente para crianças, o profissional indica desde brincadeiras como assoprar velinhas e encher bexigas, como pega-pega e jogar bola. "Essas são atividades de estimular o condicionamento físico, e consequentemente trabalham os pulmões", finaliza o especialista.

Além disso, é imprescindível manter a hidratação do corpo em dia. Além de apostar em alimentos ricos em água, como frutas e legumes.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade