PUBLICIDADE

Dor no quadril? A causa pode vir de outro lugar; entenda

Médico especialista em quadril explica porque nem sempre a dor vem da região onde sentimos desconforto

22 jul 2023 - 13h01
(atualizado em 24/7/2023 às 22h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está lidando com desconforto na região da virilha, região lombar ou até mesmo com dor que se irradia para os membros inferiores, como o joelho, pode ser fácil assumir que o problema está no quadril. No entanto, será que essa é realmente a origem da dor? O Dr. David Gusmão, especialista em quadril, esclarece os sinais e sintomas de problemas na    região.

Dor no quadril? A causa pode vir de outro lugar; entenda -
Dor no quadril? A causa pode vir de outro lugar; entenda -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

De acordo com David, é comum que as pessoas associem qualquer dor na região da virilha ou nas costas com o quadril, mas nem sempre essa é a causa raiz do problema. "A dor no quadril geralmente está localizada na região inguinal, onde o tronco se une à coxa, e pode se manifestar como uma sensação de desconforto, rigidez e limitação dos movimentos", alerta o profissional.

Embora a dor no quadril seja comum, é essencial considerar outras possíveis causas. "Existem várias estruturas no corpo que podem causar dor referida, ou seja, dor que é percebida em uma região diferente da sua origem. É por isso que há confusão na hora de identificar de onde parte a dor", explica.

Avaliação médica é indispensável

No entanto, o desconforto que se inicia na região lombar e pode irradiar para a parte superior do corpo, como as costas, e até mesmo para os membros inferiores, como o joelho, pode ter diferentes origens. Por isso, é importante realizar uma avaliação completa para determinar a causa exata da dor, ressalta o médico.

"É fundamental realizar uma avaliação médica minuciosa para identificar a fonte real da dor. Dependendo dos sintomas apresentados, pode ser necessário consultar outros especialistas, como fisioterapeutas, neurologistas ou até mesmo médicos especializados em determinadas regiões", destaca o Dr. David

Ao procurar o diagnóstico, o paciente pode receber o tratamento adequado e direcionado para a sua condição específica. Isso é fundamental para garantir um alívio eficaz e promover a recuperação adequada. 

Então, se você está enfrentando dor na região inguinal, nas costas ou até mesmo nos membros inferiores, como o joelho, não assuma imediatamente que o problema está no quadril. Consulte um profissional de saúde qualificado, como um ortopedista ou médico de dor, para uma avaliação adequada.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade