0

Pesquisa mostra que 10% dos sobreviventes de câncer fumam

Constatou-se que 83% deles fumam diariamente, consumindo uma média de quase 15 cigarros por dia

6 ago 2014
15h38
  • separator
  • 0
  • comentários

Quase um em 10 sobreviventes de longo prazo de câncer fuma. As taxas são maiores entre os que passaram por doença fortemente ligada ao tabagismo, como no pulmão e bexiga. Os dados são de uma pesquisa liderada por Lee Westmaas, da Sociedade Americana de Câncer, e foram divulgados no site do jornal USA Today.

Foto: Getty Images

Siga Terra Estilo no Twitter

Tabaco, álcool e crack: conheça os efeitos de diferentes tipos de droga

O levantamento analisou respostas de 3 mil pessoas após nove anos do diagnóstico de câncer. A taxa global de tabagismo entre os sobreviventes é de 9,3%. Das pessoas que passaram pelo problema na bexiga e no pulmão, 17,2% e 14,9%, respectivamente, fumam. Os números mais baixos foram encontrados em pacientes de melanoma (7,6%) e câncer colorretal (6,8%).

Constatou-se também que 83% deles fumam diariamente, consumindo uma média de quase 15 cigarros por dia. O vício se mostrou mais comum entre mulheres e aqueles que tinham passado por uma recorrência de câncer, além de ser vinculado com baixa escolaridade e renda.

Segundo médicos, fumar aumenta o risco de recorrência da patologia, torna algumas terapias contra ela menos eficazes e pode prejudicar a cicatrização após a cirurgia.

Prevenção e tratamento de dependentes químicos Prevenção e tratamento de dependentes químicos
Aprenda sobre a dependência, conheça os principais tipos de drogas e saiba como trabalhar em prevenção e tratamento. Curso certificado pelo MEC!

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade