0

Pesquisa descobre região no cérebro responsável pela ressaca

A habenula lateral é também que diferencia um bebedor social de um alcoólatra

29 jun 2014
13h18
  • separator
  • 0
  • comentários

A maioria das pessoas já disse que nunca mais iria beber após acordar de ressaca. Cientistas da Universidade de Utah descobriram a área do cérebro responsável pela sensação e que ela é vital para evitar os exageros com bebidas alcoólicas. De acordo com o pesquisador Sharif Taha, a região é o que separa um bebedor social de um alcoólatra. As informações são do Daily Mail.  

Cientistas esperam encontrar uma solução para o alcoolismo
Cientistas esperam encontrar uma solução para o alcoolismo
Foto: Getty Images

A região, chamada habenula lateral, é ativada por experiências ruins. Segundo os cientistas, quando essa região é cronicamente inativa, com base em experiências em ratos, existe uma tendência ao consumo de bebidas em excesso e menor capacidade de aprendizado com os acontecimentos.

Eles deram a ratos o acesso a uma bebida alcoólica forte ao gongo de várias semanas. Os animais com a habenula lateral desativada beberam mais do que os com a região ativa. A lógica, de acordo com Taha, é a mesma da intoxicação alimentar: “você come algo que fez mal, fica doente e passa a evitar o alimento nas refeições futuras”. O processo não acontece quando a região no cérebro não funciona.

A expectativa dos pesquisadores é encontrar uma solução para o alcoolismo, uma vez que conseguiram decifrar os circuitos cerebrais que controlam a sensibilidade aos efeitos do álcool.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade