PUBLICIDADE

Mau uso de lentes de contato causa infecção e pode cegar

Publicidade

Adormecer sem tirar as lentes de contato é um hábito da maioria das pessoas. Mas a prática, assim como a falta de higiene do produto, colabora para proliferação de bactérias e pode causar infecção na córnea. Alguns efeitos danificam os olhos permanentemente e podem até levar à cegueira. As informações são do Daily Mail.

Os olhos tem uma proteção natural contra organismos estranhos - o fluído que cobre a córnea contém enzimas protetoras e ao piscar a pessoa impede que algo se fixe à superfície ocular.

Entretanto, por vezes, os micróbios rompem esta barreira e penetram a camada protetora das células na córnea.

O microbiologista Simon Kilvington afirma que as contaminações acontecem, na maioria das vezes, em banheiros. Lavar ou armazenar as lentes em água de torneira pode trazer sérios problemas aos olhos. O correto é usar soluções esterilizantes para limpar as lentes.

Usar as lentes por mais de um mês também prejudica a saúde ocular. As pequenas rachaduras que aparecem no plástico ao longo do tempo são um terreno fértil para as bactérias.

A ceratite microbiana é de difícil diagnóstico, pois deixa os olhos menos sensíveis à lente. Quando a dor começa é porque a infecção atingiu um estado grave. O problema deve ser tratado com antibióticos indicados por um profissional, para evitar a perda da visão.

Água de torneira pode contaminar as lentes
Água de torneira pode contaminar as lentes
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Publicidade