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Como utilizar exercícios com a escada para perder peso

A atividade ajuda a exterminar calorias e a deixar pernas e bumbum torneados

15 jan 2021
14h43
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Sem saber, muitas pessoas têm uma academia bem pertinho: a escadaria do prédio. E o melhor: usá-la não custa nada. 

"Uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é escada é quantas calorias são gastas por degrau. Isso depende de alguns fatores, como altura do degrau, mas, em média, entre 0.18 e 0.20. Porém, não é essa cifra que faz com que a atividade ajude bastante no processo de emagrecimento e sim sua intensidade", afirma Marcio Atalla. 

Para cima ou para baixo?

Vantagens de subir as escadas

• Não sobrecarrega as articulações, pois o impacto é baixo;

• Trabalha muito a musculatura das pernas e glúteos;

• Melhora o condicionamento cardiovascular e respiratório;

• A queima calórica é três vezes maior do que descer as escadas. 

"Há várias táticas para aproveitar essa atividade e obter mais benefícios. Um dia, a pessoa pode subir mais rápido; em outro, percorrer mais andares com menor velocidade; no outro, subir dois degraus por vez, e assim por diante. Mas os ganhos irão depender da regularidade", orienta o educador físico. 

Desvantagens de descer as escadas

• Sobrecarrega as articulações;

• O ganho de massa muscular é inferior ao da subida; 

• Queima calórica menor. 

"Minha dica, principalmente para quem tem problemas no joelho, é suba de escada e desça de elevador", brinca Atalla. 

Foto: Marcio Atalla
Marcio Atalla Marcio Atalla
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