PUBLICIDADE

Como se livrar das manchas na pele causadas pelo sol 

Problema ocasionado pela exposição excessiva necessita de tratamento com produtos específicos

13 jan 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Com a chegada do verão, o aumento da exposição ao sol torna-se inevitável, o que pode contribuir para o surgimento de manchas na pele devido a incidência dos raios UV. A radiação solar pode estimular a produção de melanina, levando à formação de regiões escuras. Para prevenir esse efeito, é fundamental o uso de protetor solar para uma pele mais saudável e uniforme.

Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de cosmetologia e tratamentos profissionais estéticos, explica que o melasma está entre as queixas mais frequentes das mulheres brasileiras e atinge até 35% da população, de acordo com dados da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp). E é mais comum aparecer depois dos 30 anos.

O tratamento do melasma precisa ser multidisciplinar. É preciso alinhar a atuação das linhas  terapêuticas em cabine com a suplementação via oral, e uso de produtos home care para que o resultado seja assertivo e alcançado. 

“Algumas peles ainda podem responder com sensibilidade ou irritação”, afirma. 

Tratamentos específicos

As manchas, de acordo com a especialista, podem ter diversas causas e requerem tratamentos específicos e, muitas vezes, combinados. 

“Ir à praia é um hábito comum e saudável, mas é preciso se proteger, apostando em bons produtos ou com barreiras físicas que combatam o desenvolvimento de regiões escuras, como sardas e lentigos”, reforça.

É bom lembrar que as manchas podem também ser resultado do envelhecimento, dos hormônios e das doenças de pele, como vitiligo e psoríase. O tratamento requer produtos específicos, que ajudam no clareamento. Na Cosmobeauty, há o Melannox Fluid Glow Skin, um sérum ultra concentrado translúcido que traz o sistema Glow Skin. 

“A solução resgata a radiância e a luminosidade da pele, com aumento da transparência e redução do aspecto opaco”, explica Fernanda.

A tecnologia melanoblend apresenta um booster de ativos com alto potencial despigmentante, uma evolução cosmecêutica que auxilia no clareamento da superfície. 

“Para uma pele livre de manchas e melasma é preciso investir em um ritual de cuidados, que englobe limpeza profunda, despigmentação, proteção solar e fornecimento de nutrientes específicos”, aconselha a especialista.

Fernanda Sanches separou algumas dicas para preservar a pele durante as altas temperaturas:

Protetor Solar Adequado

"Escolha um protetor solar de amplo espectro, com fator de proteção solar (FPS) apropriado para seu tipo de pele. Aplique-o generosamente em todas as áreas expostas da pele, incluindo rosto, pescoço, braços e pernas", diz ela.

Roupas com Proteção UV

Opte por roupas leves, de tecidos densos e de cor escura, que ofereçam barreira física contra os raios solares. Procure peças de vestuário com classificação UPF (Fator de Proteção Ultravioleta) para garantir uma proteção adicional.

Acessórios de Proteção

Use óculos de sol que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB para proteger seus olhos e a pele ao redor.

Utilize chapéus de abas largas para proteger o rosto, pescoço e ombros, proporcionando sombra adicional.

Busque Sombra Estrategicamente

Evite a exposição direta ao sol durante as horas mais intensas, geralmente entre 10h e 16h. Procure sombras naturais, como árvores ou construções, para reduzir a exposição prolongada ao sol.

Hidratação Constante

Mantenha-se hidratado para preservar a saúde da pele, tornando-a mais resistente aos danos causados pelo sol. Use loções ou sprays hidratantes para aliviar a pele exposta e minimizar os efeitos do ressecamento.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade