PUBLICIDADE

Como recuperar o ritmo de exercícios após o começo do ano

A recomendação é direcionada principalmente para quem "chutou o balde" na folia

6 mar 2023 - 08h01
(atualizado em 7/3/2023 às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O começo do ano é uma época de alegria para muitas pessoas. Afinal, datas como o carnaval permitem muita festa, azaração, romances curtos e a "bebedeira". Mas, tudo isso costuma ter um final. Você é mais um que bebeu como se não houvesse amanhã e não sabe como recuperar a parte física? Dr. Cristovam Miguel Neto é especialista em nutrologia esportiva e irá te ajudar logo abaixo para retomar os exercícios diários.

Exercícios - Shutterstock
Exercícios - Shutterstock
Foto: Sport Life

As dicas para retomar os exercícios diários

Aos poucos

Não é viável estabelecer comparações. Então, não pense que um certo alguém está à frente de você por conta da condição física. Cumpra a rotina de acordo com o seu ritmo. "Não tente retomar sua rotina de exercícios exatamente do ponto onde você parou antes do Carnaval. Comece com exercícios mais leves e vá aumentando a intensidade gradualmente", advertiu o doutor.

Aquecimento

"Faça um aquecimento adequado. Antes de começar qualquer tipo de atividade física, é importante fazer um aquecimento para preparar seu corpo para o esforço físico", complementa Cristovam.

Hidratação

O consumo regular desse mineral é importante ao longo do dia e atente-se nesta dica caso você exagerou em bebida alcóolica nos blocos, festas ou desfiles. "Hidrate-se bem. Beba bastante água antes, durante e depois do exercício para evitar a desidratação. Principalmente se você exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no carnaval", explicou.

Descanso

"É tão importante quanto o exercício em si. Dê ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após cada sessão de exercícios. É importante lembrar que a chave para retomar as atividades físicas após o carnaval é ir aos poucos e escutar o seu corpo. Dia após dia a performance física é recuperada, assim como os benefícios do exercício para a saúde e bem-estar", enfatizou.

Exercícios que combinam com você

Não vale a pena se sujeitar a fazer determinado treinamento por influência de uma pessoa ou pelo fato de estar na "moda", isto é, busque o esporte que você sinta o prazer. "Se você não gosta de academia, por exemplo, escolha outra atividade física que te dê prazer, como caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, entre outros", concluiu Cristovam Miguel.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade