PUBLICIDADE

Como escolher produtos para peles sensíveis: protetor, sabonete e mais

Basta um produtinho errado para uma série de problemas aparecerem na pele sensível. Confira as dicas e evite essa situação!

23 fev 2024 - 14h03
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Devido à sua reação exagerada a estímulos e substâncias, as peles sensíveis são mais propensas a sofrerem com rosácea, inflamação, coceira, vermelhidão e ressecamento.

Veja dicas de especialista para não errar durante a compra de produtos para a sua pele sensível. |
Veja dicas de especialista para não errar durante a compra de produtos para a sua pele sensível. |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

Por isso, para mantê-las saudáveis e protegidas, é fundamental redobrar alguns cuidados, especialmente na hora de escolher os produtos que vão fazer parte do skincare.

De acordo com a  Dra. Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, esse tipo de pele pode responder mal a produtos químicos, mudanças climáticas e exposição solar, por exemplo. "Em alguns casos, até mesmo a tecidos ou certos alimentos", completa.

Dessa forma, se você tem a pele sensível, o ideal é seguir uma rotina de cuidados específicos e usar cosméticos suaves, sem fragrâncias e sem ingredientes que possam provocar irritações, como sulfato, parabenos, álcool e o ácido salicílico. Ativos calmantes, hidratantes e reparadores são os mais indicados.

Precisando de uma ajudinha para comprar produtos para pele sensível? A seguir, confira mais dicas da Dra. Fernanda para não errar!

COMO ESCOLHER PRODUTOS PARA PELES SENSÍVEIS

Limpeza

Para limpar esse tipo de pele, as melhores escolhas são os produtos que tenham uma fórmula suave e sem fragrância. Sabonetes muito agressivos e com sulfato devem ser evitados, uma vez que colaboram para o ressecamento excessivo e a piora da sensibilidade.

Além disso, vale lembrar que o rosto não deve ser lavado com água quente e nem com muita força, para não comprometer a hidratação natural da pele e prevenir irritações. "Use lenços de papel macios para secar o rosto, sem esfregar", destaca.

Tonificação

O tônico para pele sensível deve ser livre de álcool e composto por ingredientes calmantes, por exemplo, água de rosas e camomila.

Hidratação

Procure por um hidratante potente que combata a descamação e a ardência da pele. Segundo a especialista, ele precisa ser hipoalergênico e não deve conter fragrâncias e corantes. Aqui, ativos nutritivos e reparadores também são essenciais: aloe vera, aveia, camomila e pantenol são alguns dos mais recomendados.

Proteção solar

Falar sobre a importância da proteção solar envolve não apenas a prevenção de manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento, mas também a redução do risco do câncer de pele, uma doença maligna bastante comum entre os brasileiros.

A médica ensina que é indispensável aplicar um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou mais diariamente. Esse cuidado deve ser tomado independentemente se você for ou não sair de casa e mesmo em dias nublados.

"Existem protetores formulados especialmente para peles sensíveis e eles não podem ter aditivos irritantes", diz ela.

Esfoliação

A esfoliação é um processo que, por si só, já é muito abrasivo para a pele, e, para aquelas pessoas que apresentam sensibilidade cutânea, ela pode ser ainda mais problemática.

Por essa razão, ao esfoliar a pele sensível, é crucial priorizar produtos que não sejam tão agressivos e que possuam partículas grandes e não exagerar na frequência. "Faça a esfoliação, no máximo, uma vez por semana", acrescenta a CEO.

Máscaras faciais

As máscaras faciais podem ser verdadeiras aliadas para dar um boost na nutrição e na hidratação da pele sensível, auxiliando de forma profunda na melhora da vermelhidão e do ressecamento.

Uma boa ideia é investir naquelas que contam com ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas, que contribuem apra a retenção da umidade e para a restauração da barreira de proteção natural da pele.

"Mas, lembre-se: antes de experimentar novos produtos, faça testes de patch", alerta.

DICA EXTRA

Se você tem a pele sensível e costuma tomar banhos muito quentes, saiba que esse hábito é um grande perigo para a sua saúde cutânea.

Isso porque a água em temperaturas elevadas remove a camada que protege a pele, aumentando as chances de descamação, coceiras e outros desconfortos. Logo, o melhor a se fazer é colocar o chuveiro no morno ou frio.

 

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade