PUBLICIDADE

Como emagrecer sem passar fome: 4 receitas de lanches fitness

Especialista revela combinações saborosas e nutritivas com, no máximo, 100 calorias por porção

24 nov 2021 11h06
| atualizado em 5/12/2021 às 08h06
ver comentários
Publicidade
Saiba como emagrecer sem passar fome
Saiba como emagrecer sem passar fome
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Saber como emagrecer sem passar fome, talvez, seja o grande tesouro do século. No entanto, a busca por um estilo de vida mais saudável, em um mundo onde as escolhas alimentares estão cada vez mais pautadas na velocidade de preparo e no sabor agradável, tende a deixar tudo mais complexo. Os pratos que, geralmente, atendem essas duas características costumam ser ultraprocessados e repletos de gorduras saturadas, carboidratos de alto índice glicêmico e produtos químicos. Tudo que é preciso evitar para ter uma dieta balanceada.

Para fugir disso, muitos acreditam que a única saída é diminuir o número de refeições e comer o menos possível. A grande questão, porém, é que a chave para o sucesso da boa alimentação está na qualidade dos alimentos e, não necessariamente, na quantidade. Para demostrar como emagrecer sem passar fome e, muito menos, gastar um tempo precioso na cozinha, consultamos as nutricionistas Maria Fernanda Elias e Heloisa Guarita. Elas separaram quatro receitas rápidas de lanches com, no máximo, 100 calorias. Confira:

1) Biscoitos integrais com requeijão light

Um lanche muito rápido e simples de fazer. Basta espalhar uma colher rasa de requeijão light em quatro unidades de biscoitos integrais. Atente-se apenas ao rótulo da bolacha escolhida. Verifique se a farinha de trigo integral está no topo da lista dos ingredientes. Caso contrário, é sinal de que o produto não é tão integral assim e o efeito não será o mesmo.

"O leite e seus derivados, como o requeijão light, podem auxiliar no controle do peso corporal porque o cálcio, presente nesses alimentos, atua na prevenção do armazenamento do excesso de gordura", diz Maria Fernanda, ressaltando a praticidade para emagrecer sem passar fome.

2) Salada de frutas

Já descobrimos por aqui os benefícios de inúmeras frutas. Sabemos que o abacaxi pode fortalecer os músculos, o morango auxilia na perda de peso e o abacate controla o colesterol, por exemplo. Que tal unir todas essas vantagens em uma salada colorida, saborosa, nutritiva e como poucas calorias? E não precisa, necessariamente, utilizar essas frutas citadas acima.

"Coloque em uma taça ½ maçã pequena picada, ½ banana pequena picada e polvilhe com 1 colher rasa de sobremesa de cereal matinal integral com baixo teor de gorduras", sugere Maria Fernanda.

3) Sanduíche integral de alface e salmão defumado

Bateu aquela vontade forte de comer algo mais robusto durante a tarde e você está de dieta? Calma, vamos mostrar como emagrecer sem passar fome. Uma boa alternativa é fazer um sanduíche com duas fatias de pão integral light, uma folha de alface e duas fatias finas de salmão defumado. Pronto, teremos nutrição, sabor e poucas calorias. De forma rápida e prática.

4) Torradas com ricota

Mais uma prova de que, mesmo que você não tenha nenhum talento ou tempo disponível para cozinhar, dá para emagrecer sem passar fome sim. Basta separar duas torradas integrais — novamente atente-se ao rótulo para evitar surpresas desagradáveis. "E você pode, ainda, acrescentar uma colher de sopa de ricota, que tem 25 calorias e baixo teor de gordura", sugere a nutricionista Heloisa Guarita.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade