PUBLICIDADE

Cirurgião plástico responde 5 dúvidas sobre a abdominoplastia

Semelhante à lipoaspiração? Qual o tempo de recuperação? Veja as respostas para estas e outras dúvidas sobre a abdominoplastia

8 jun 2024 - 10h42
Compartilhar
Exibir comentários

A abdominoplastia é uma cirurgia estética que remove o excesso de pele e gordura do abdômen, além de reparar músculos enfraquecidos. O objetivo é deixar o abdômen mais firme e tonificado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ela está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil.

Cirurgião plástico responde 5 dúvidas sobre a abdominoplastia
Cirurgião plástico responde 5 dúvidas sobre a abdominoplastia
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Apesar da popularidade do procedimento, ainda existem dúvidas muito comuns sobre a abdominoplastia. "É natural ter dúvidas sobre cirurgias plásticas, principalmente na primeira vez. Mas, é fundamental esclarecê-las nas consultas iniciais com o cirurgião responsável. Isso é importante para dar mais segurança e conforto à paciente", explica o cirurgião plástico, Bora Kostic.

5 dúvidas mais comuns sobre a abdominoplastia

Para trazer mais tranquilidade aos pacientes e facilitar os caminhos até o procedimento, Bora respondeu as 5 dúvidas mais frequentes sobre a abdominoplastia. Confira:

1 - Qual a diferença entre a lipoaspiração e a abdominoplastia?

"Essa dúvida surge porque são procedimentos realizados na região da barriga, mas eles têm objetivos diferentes. Isso porque, enquanto a lipoaspiração remove gordura localizada, a abdominoplastia trata da remoção do excesso de pele e gordura do abdômen", explica o médico. 

2 - Quais são os cuidados após o procedimento?

"Existem alguns cuidados que ajudam a tornar o pós-cirúrgico mais tranquilo e com melhores resultados. Eles devem seguir a indicação do seu cirurgião, mas envolvem evitar esforço físico, dormir de barriga para cima, uso de malha compressora, evitar banhos por imersão, entre outros", pontua o especialista.

3 - A cicatriz fica muito visível?

"A cicatriz da cirurgia fica abaixo da linha do biquíni, começando perto dos pelos pubianos e estendendo-se lateralmente. Com o tempo, a cicatriz fica menos visível, mas ela é planejada para ficar escondida sob roupas de banho ou íntimas durante esse tempo", responde Bora.

4 - Em quanto tempo o paciente atinge o resultado definitivo da abdominoplastia?

"Após a cirurgia, a melhoria no abdômen é gradual. Nos primeiros meses, pode ocorrer diminuição da sensibilidade e inchaço, que diminuem com o tempo. Após 2 meses, a maior parte do inchaço diminui. Após 6 meses, o resultado se aproxima do final, mas a cicatriz continuará a melhorar ao longo do ano seguinte", explica o cirurgião plástico.

5 - Qual o tipo de anestesia usada na cirurgia? Quanto tempo ela dura?

A depender da avaliação do anestesiologista, o paciente pode receber a anestesia geral ou peridural. "A cirurgia dura, em média, 3 horas. Isto é, caso não seja associada a outros procedimentos", afirma Bora Kostic.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade