PUBLICIDADE

Chocolate causa espinhas?

Médica especialista em estética compartilha dicas para consumo durante a Páscoa

31 mar 2024 - 07h21
Compartilhar
Exibir comentários

Com a temporada de Páscoa se aproximando, surge a questão sobre o impacto do consumo de chocolate na saúde da pele. Embora seja frequentemente associado a problemas como a acne (desenvolvendo espinhas) e geralmente não seja considerado um alimento saudável, o chocolate pode surpreender quando consumido com moderação e na forma correta. A Dra. Fernanda Nichelle, médica especializada em estética, esclarece que o chocolate nem sempre é prejudicial para a pele.

"O chocolate amargo, por exemplo, possui propriedades antioxidantes e umectantes, o que pode contribuir para manter a hidratação natural da pele, deixando-a mais suave e radiante", explicou a especialista. Além disso, ela ressalta que o chocolate também pode ser utilizado em cuidados com a pele e até mesmo nos cabelos, dependendo do tipo de pele de cada pessoa e recomenda o consumo diário de até 30 gramas de chocolate amargo.

[caption id="attachment_4501" align="alignnone" width="300"]

Chocolate causa espinhas
Chocolate causa espinhas
Foto: Sou Mais Bem Estar

© Dean Drobot via Canva.com[/caption]

A diferença crucial entre os benefícios e malefícios do chocolate para a pele está na concentração de cacau presente. "Chocolates ao leite, ricos em gordura e açúcar, podem agravar a acne, enquanto aqueles com uma concentração de cacau acima de 70% são mais benéficos e devem ser consumidos com moderação", esclareceu a Dra. Fernanda.

Ela ainda enfatizou que o chocolate branco é o menos indicado para a saúde da pele. "O chocolate branco, devido ao alto teor de gordura hidrogenada e ausência de cacau, não oferece benefícios para a saúde e pode aumentar a oleosidade da pele, contribuindo para o surgimento de acne e aumentando o risco de problemas cardiovasculares. Portanto, é recomendável substituir o consumo de chocolate branco pelo chocolate amargo", concluiu a especialista.

Fonte: Dra. Fernanda Nichelle | Médica, atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica Fernanda Nichelle. Atualizações na Universidade de Harvard e Universidade de Michigan. CRM/RS: 36.168 CRM/SP: 154.072 | @drafernandanichelle

Sou Mais Bem Estar
Compartilhar
Publicidade
Publicidade