Chávez passou por uma laparotomia em Cuba, diz jornalista brasileiro
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi submetido a uma laparotomia na noite desta segunda-feira, em Havana, e seu caso pode ser mais complicado do que foi divulgado até então, disse o jornalista brasileiro Merval Pereira.
Laparotomia é uma manobra cirúrgica que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder à cavidade abdominal.
Chávez viajou na última sexta-feira à capital cubana a fim de ser operado por uma nova "lesão" detectada na região de onde foi extraído um tumor cancerígeno em junho passado, mas tanto o Governo de Cuba como o venezuelano mantiveram um silêncio absoluto sobre a saúde do líder.
Segundo publicou nesta noite em seu blog o jornalista Merval Pereira, colunista do diário "O Globo", Chávez "está na mesa de cirurgia em um hospital de Havana, Cuba, para uma laparotomia exploradora".
Merval publicara em 17 de fevereiro que a saúde do líder havia se deteriorado e que exames analisados por médicos brasileiros indicavam que "o câncer está em processo de metástase".
De acordo com o jornalista, que não cita suas fontes, durante o dia os médicos analisaram os exames de Chávez e até trocaram informações com um profissional em Moscou.
O objetivo dessa consulta seria "saber qual é o melhor procedimento no caso, que parece ser mais complicado do que se anunciou anteriormente", acrescentou Merval em seu blog.
O jornalista acrescentou que há "pelo menos um médico brasileiro" participando da cirurgia e que a laparotomia exploradora servirá tanto "para determinar se há novos tumores" como para saber "se existem condições para uma nova cirurgia".