PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cazaquistão procura aumentar investimento estrangeiro no setor da saúde

22 mai 2017 - 14h37
Compartilhar
Exibir comentários

O Cazaquistão procura aumentar o investimento estrangeiro no setor de saúde para fortalecer sua reputação como destino para os turistas médicos da Rússia, China e países vizinhos da Ásia Central, disse nesta segunda-feira o ministro de Sanidade cazaque, Yelzhan Birtanov.

"O Cazaquistão tem um grande potencial para o desenvolvimento do turismo voltado para saúde e a criação de um centro de serviços médicos na Ásia Central", disse Birtanov à Agência EFE, apontando que seu país já recebe mais de 10 mil pacientes estrangeiros a cada ano.

O ministro cazaque explicou que o governo formulou uma estratégia para atrair o investimento estrangeiro em hospitais, clínicas, laboratórios, indústria farmacêutica e tecnologia e serviços especializados.

Segundo o ministro, o Cazaquistão espera que as oportunidades de investimento aumentem consideravelmente no próximo ano, quando entrar em vigência o sistema de saúde universal com o sistema hospitaleiro interconectado.

"O nosso Fundo Nacional de Seguros terá que aumentar as despesas no setor privado de 10% para 50% para 2025", disse Birtanov.

O ministro de Saúde também enumerou novas medidas encaminhadas a atrair os investidores, tais como incentivos fiscais, contratos a longo prazo e menores barreiras administrativas e econômicas para que os fornecedores de atendimento médico obtenham um reembolso adequado.

Birtanov reconheceu que as instalações de educação médica do Cazaquistão necessitam de modernização, e que seu Ministério já lançou um programa para trazer escolas médicas de renome internacional para a formação dos seus doutores.

"Já temos vários acordos com as escolas médicas europeias. Há uma grande demanda de estudantes nacionais e internacionais para obter aqui o diploma de medicina", disse.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade