Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calor com umidade pode prejudicar fertilidade do homem

17 jul 2012 - 08h58
Compartilhar

O calor úmido em excesso, proveniente de banhos de banheiras comuns ou de hidromassagem, pode prejudicar a fertilidade masculina. A constatação é de pesquisadores da Universidade da Califórnia. Um estudo revelou que a exposição ao calor úmido pode prejudicar a produção e a motilidade dos espermatozoides. Mas os pesquisadores acreditam que os efeitos negativos não são definitivos e podem ser revertidos após a suspensão do hábito.

O calor úmido em excesso, proveniente de banhos de banheiras comuns ou de hidromassagem, pode prejudicar a fertilidade masculina
O calor úmido em excesso, proveniente de banhos de banheiras comuns ou de hidromassagem, pode prejudicar a fertilidade masculina
Foto: Dreamtime / Terra

Para chegar à conclusão, foram analisados 11 homens que se submeteram a pelo menos 30 minutos por semana de banhos de banheira. O hábito durou cerca de três meses. Depois de passarem cerca de meio ano longe das banheiras, cinco dos homens estudados tiveram a quantidade e a motilidade dos espermatozoides melhoradas.

Quanto aos outros seis homens que participaram do estudo, os pesquisadores ligam o problema persistente de fertilidade ao fumo, já que cinco deles são adeptos do cigarro. Em relação a um dos pesquisados, não foi possível identificar a causa da infertilidade.

Apesar de os dados mostrarem que a quantidade e qualidade dos espermatozoides podem ser prejudicadas, a questão ainda precisa ser mais pesquisada, analisa Ricardo Miyaoka, urologista assistente da clínica Androfert, de Campinas (SP).

Outras fontes de calor

O calor elevado pode prejudicar a fertilidade, seja ele úmido ou não. Um exemplo clássico é a varicocele. O homem que tem o problema apresenta uma grande quantidade de varizes nos testículos, o que faz com que a região fique muito quente. Dessa forma, o espermatozoide pode ter sua produção e qualidade prejudicadas.

Além da varicocele, alguns fatores externos também podem influenciar. "Situações de maior exposição ao calor já foram demonstradas como condições ruins para a produção de espermatozoides", explica o urologista. "Isso inclui atividades profissionais sob altas temperaturas metalurgia, caldeiras, fornalhas, usuários regulares de banheiras quentes e saunas, motoristas, usuários de notebooks - especialmente aqueles que costumam posicioná-los no colo -, e homens que usam cuecas e shorts e também jeans muito justos."

Na maioria dos casos, os danos causados pelo calor intenso são reversíveis. No entanto, segundo Ricardo, existem algumas ressalvas que o médico deve passar a seus pacientes. "A melhora depende da duração e da intensidade da exposição e também da presença de outros fatores potencialmente ruins à produção dos espermatozoides", explica. Entre esses fatores, estão obesidade, tabagismo e uso de medicações. "Além disso, mesmo havendo melhora dos parâmetros seminais, a durabilidade do quadro é incerta e o casal deve ser alertado pelo seu médico", esclarece.

Busca um especialista em Fertilidade? Clique aqui e confira a lista dos profissionais

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra