PUBLICIDADE

Botox capilar: o que é, benefícios

Conheça o tratamento que realinha os fios

17 jun 2022 - 13h24
Ver comentários
Publicidade

Quando você pensa Botox, pode pensar em rugas. Mas e o Botox para o cabelo?

Foto: Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock/Getty Images / Boa Forma

O cabelo em sua cabeça perde elasticidade à medida que envelhece, assim como sua pele. Os produtos capilares que se vendem como Botox para cabelos ajudam a preencher o cabelo, torná-lo mais alinhado e reduzir o frizz.

O BOTOX CAPILAR CONTÉM BOTOX?

Não, o produto não contém o ingrediente da toxina botulínica, que é o principal ingrediente do Botox.

O nome é baseado em como o produto funciona: assim como o Botox funciona relaxando os músculos e suavizando a pele, o "Botox capilar" funciona preenchendo as fibras individuais do cabelo para ajudar a dar plenitude ao fio e torná-lo mais suave.

BOTOX CAPILAR X PROGRESSIVA

As progressivas são tratamentos químicos que geralmente contêm formol. Esse ingrediente é usado para "travar" ou "congelar" os fios de cabelo em uma posição reta para ajudar a mantê-los lisos.

Já, o Botox Capilar, por outro lado, é apenas um tratamento condicionante e não usa reações químicas para funcionar, portanto, não contém formol.

"Mas atenção! "

Apesar do Botox Capilar clássico não conter formol, muitos salões e marcas vendem progressivas com formol com o nome "Botox Capilar". "O uso do formol e seus derivados pode estar mascarado por diferentes nomes. Por isso fique atento ao cheiro forte do produto", alerta a dermatologista Regislaine Miquelin, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.    

.

COMO FUNCIONA O BOTOX CAPILAR

Ele é um tratamento de condicionamento profundo que reveste as fibras capilares com um preenchimento, como a queratina. O tratamento preenche todas as áreas quebradas ou finas em cada fio de cabelo para fazer o cabelo parecer mais cheio e brilhante.

Você pode ir a um cabeleireiro para fazer o tratamento ou comprar os produtos para aplicar em casa.

O tratamento começa com um shampoo para abrir as cutículas do cabelo e preparar os fios para o condicionamento. O Botox capilar é então aplicado nos fios massageando o produto da raiz às pontas. O tratamento é deixado no cabelo molhado por um período de tempo, geralmente entre 20 e 90 minutos.

Alguns cabelereiros podem optar por enxaguar o produto antes de secar e alisar o cabelo com uma chapinha. Outros podem deixar o produto no cabelo enquanto secam e alisam o cabelo para ajudar o produto a penetrar mais completamente nos fios de cabelo.

Você verá os resultados do tratamento capilar com Botox imediatamente após a secagem do cabelo.

QUEM PODE USAR O BOTOX CAPILAR?

Você pode usar Botox para cabelo se tiver:

  • pontas duplas
  • cabelo muito fino, sem volume ou brilho
  • cabelo danificado
  • cabelo que você quer alisar

Em geral, o Botox capilar é considerado seguro para qualquer tipo de cabelo.

QUANTO TEMPO DURA

Os efeitos do Botox capilar devem durar entre 2 e 4 meses, embora o prazo exato varie de pessoa para pessoa. É recomendável que você use um xampu com baixo teor de sulfato ou sem sulfato para preservar os resultados.

Boa Forma
Publicidade
Publicidade