PUBLICIDADE

Benefícios da água para a pele do rosto

Mais do que produtos de skincare, uma pele bonita e saudável começa com hábitos simples, como beber água suficiente ao longo do dia

14 jun 2024 - 18h15
(atualizado em 15/6/2024 às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

De nada adianta investir em milhares de produtos de skincare se a sua hidratação interna não está em dia. Apesar dos cosméticos serem importantes, a beleza e a saúde da pele começa de dentro para fora, e beber água é indispensável para diversas funções no nosso organismo.

Saiba por que é tão importante beber água para deixar a pele bonita e saudável |
Saiba por que é tão importante beber água para deixar a pele bonita e saudável |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

"Um corpo desidratado compromete vários órgãos, por exemplo, rins, coração, pulmão, pele e outros. Tudo no nosso organismo está relacionado com a homeostase e a ingestão adequada de líquidos", explica a Dra. Ana Carolina Sumam, dermatologista.

Mas, afinal, como calcular a quantidade de líquido que você precisa tomar diariamente? E quais são os benefícios da água para a pele do rosto? Descubra a seguir!

Como calcular a quantidade de água ideal?

De acordo com o Dr. Lucas Miranda, dermatologista e fundador da Clínica Lucas Miranda em Belo Horizonte, Minas Gerais, a quantidade ideal de água pode variar de acordo com fatores como presença de condições de saúde, nível de atividade física, peso corporal e idade.

"Uma recomendação geral é consumir cerca de 35ml de água por kg de peso por dia", orienta o médico.

Benefícios da água para a pele do rosto

Combate ressecamentos

A Dra. Ana Carolina conta que o manto hidrolipídico da nossa pele, responsável pela proteção contra agentes externos e a perda excessiva de água, depende da hidratação correta para funcionar bem.

"A falta de líquido pode resultar em uma pele descamando, opaca, vermelha, com coceira e mais propensa à irritações e infecções. A desidratação também pode acentuar linhas finas e rugas, comprometendo a aparência", destaca o Thiago Martins, biomédico mineiro mestre em Medicina Estética.

"Uma barreira cutânea ressecada, além de causar desconforto, pode facilitar a entrada de microrganismos prejudiciais, favorecendo infecções e outras doenças", completa a dermatologista.

Deixa a pele mais firme e elástica

O biomédico revela que a água é crucial para a manutenção da matriz extracelular da pele, que é formada por colágeno e elastina, componentes responsáveis pela firmeza e a elasticidade.

"A hidratação garante que as células cutâneas estejam bem nutridas e atuem de maneira eficiente", fala Thiago.

Previne o envelhecimento precoce

"A água é um dos principais componentes das células, então, se as nossas células estão desidratadas, o seu funcionamento vai ficar prejudicado. Então, os fibroblastos, por exemplo, vão produzir menos colágeno e menos elastina", aponta a Dra. Ana Carolina.

Evita cravos e espinhas

A Dra. Ana Carolina revela que uma pele desidratada pode acabar produzindo ainda mais sebo, o que colabora para obstrução dos poros e a formação de cravos e espinhas.

Além disso, a falta de hidratação faz com que barreira cutânea fique mais suscetível à penetração de bactérias e outros microrganismos, que podem piorar o processo inflamatório da acne.

"A água ainda auxilia na eliminação de toxinas do corpo, deixando você com uma pele mais limpa e saudável", diz Miranda.

Elimina os inchaços

Dra. Nancy Vanessa, dermatologista, comenta que a água é indispensável para evitar o acúmulo de impurezas no organismo e o surgimento de inchaços, especialmente porque ela é essencial para o sistema linfático.

"Quando o corpo está desidratado, ele tende a reter mais água como mecanismo de defesa, o que pode resultar em edemas, principalmente na região facial e nas extremidades", detalha o Dr. Lucas Miranda.

"Portanto, além de utilizar cosméticos que ajam na diminuição da perda de umidade, nunca se esqueça de tomar água e de sempre ter uma garrafinha por perto. A ingesta hídrica faz bem à saúde geral do organismo, incluindo uma pele mais hidratada e fortalecida", finaliza a Dra. Nancy.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade